sexta-feira, 31 de maio de 2024

JUNHO VERMELHO E LARANJA


 


 As duas campanhas abordam um tema muito importante, a doação. Neste momento de crise e isolamento social, que estamos enfrentando devido ao novo coronavírus, falar deste ato nunca foi tão importante. Mais do que nunca, sabemos que uma atitude pode mover o mundo.

E o reflexo da pandemia não está apenas na economia, na paralisação do comercial ou no isolamento social. Nesta nova realidade de “crise na saúde”, os estoques dos bancos de sangue das cidades brasileiras caíram significantemente.
Sabe-se até o momento, que a covid-19 não é transmitida por transfusão sanguínea. Por isso, o ato não coloca o doador em risco. Então se for sair de casa, que seja para fazer uma atitude positiva. Doe.

JUNHO VERMELHO: campanha de conscientização sobre a doação de sangue. Um gesto simples que salva até 4 vidas, em apenas uma doação.
No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Data definida pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos.
Por isso, o mês foi escolhido para simbolizar a campanha.

Sobre anemia e leucemia

A campanha do mês de junho dirige-se à informação e prevenção sobre a saúde do sangue. Além de reservar um dia especialmente à importância da transfusão de sangue, o mês também traz em destaque duas das condições mais frequentes relacionadas ao sistema sanguíneo: a anemia e a leucemia. A anemia, apesar de muito frequente, ainda continua sendo um tema que traz muitas dúvidas à população. Já no caso da leucemia, ainda que menos frequente, também merece destaque por se tratar do principal câncer maligno da infância. 

As hemoglobinopatias podem ser estruturais, quando a hemoglobina produzida não funciona da forma adequada (ex.: doença falciforme), ou de produção, quando há uma redução na taxa de produção de hemoglobinas (ex.: talassemias).

Os sinais e sintomas da anemia variam de acordo com a intensidade do comprometimento de cada paciente e da doença que está por trás de cada caso. Em geral, uma pessoa “anêmica” pode apresentar um conjunto de sintomas que refletem a baixa quantidade disponível de glóbulos vermelhos na circulação sanguínea, configurando a chamada síndrome anêmica: fadiga, falta de ar aos esforços e/ou em repouso, palpitações, claudicação, sonolência e confusão mental.           A hemoglobinopatia mais conhecida é a doença falciforme, que possui a anemia como o principal sinal da doença. 

A resolução da anemia, quando feita a curto prazo, pode ser feita pela reposição de sulfato ferroso, de vitaminas e por meio da transfusão sanguínea, mas elas possuem indicações muito específicas e não podem ser generalizadas. É importante reforçar e destacar que a anemia é apenas um sinal de que existe uma doença e que, portanto, necessita de uma investigação da causa que resultou na anemia.

leucemia é o câncer mais frequente em crianças e um dos mais comuns no mundo, com uma estimativa de 10.180 novos casos no Brasil em 2020 (dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA). Caracteriza-se como uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem exata desconhecida. Ela pode ser classificada em relação à velocidade de evolução (aguda ou crônica) e pelo tipo celular predominantemente afetado (linfoide ou mieloide). 

Sinais e sintomas da leucemia

O acúmulo de células defeituosas e o funcionamento inadequado da medula óssea podem levar a sintomas muito variados de acordo com o tipo e evolução da doença. Em geral, pode-se observar sintomas semelhantes à síndrome anêmica (fadiga, falta de ar aos esforços e/ou em repouso, palpitações, claudicação, sonolência e confusão mental), mas há um comprometimento mais evidente relativo à redução dos glóbulos brancos, levando a uma maior suscetibilidade a infecções frequentes, febre, gânglios linfáticos inchados (“ínguas”), perda de peso sem motivo aparente, desconforto abdominal (geralmente, pelo aumento do baço e fígado), dores nos ossos e nas articulações, entre outros.

Prevenção

Na maioria dos casos, não há um fator de risco que possa ser modificado e que, portanto, possa ser indicado como um fator prevenível. Os únicos fatores cientificamente comprovados que aumentam o risco de desenvolver a doença foram a exposição à radiação ionizante (em procedimentos médicos como radioterapia) e ao benzeno (substância encontrada na gasolina, na fumaça do cigarro e utilizado na fabricação de plásticos, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e agrotóxicos). 

Diagnóstico e Tratamento

Por se tratar de um câncer, a detecção em sua fase inicial é fundamental para que haja uma maior chance de tratamento. No entanto, não há evidência científica que justifique a realização do rastreamento de leucemias na infância e, em geral, a investigação ocorre somente quando houver suspeita clínica. Em boa parte dos casos, ocorre na infância e o diagnóstico é iniciado com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de acordo com cada paciente.

Após a confirmação diagnóstica, diversas modalidades terapêuticas podem ser empregadas de acordo com os aspectos clínicos do paciente (idade, presença de outras doenças, capacidade de tolerar a terapia) e do subtipo da leucemia. O transplante de medula óssea não está indicado em todos os casos, mas pode ser necessário, bem como a quimioterapia, imunoterapia, entre outros.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Dia do Pedagogo

  A Pedagogia é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma das atividades de maior relevância social. Afinal, a educação está relacionada à formação de cidadãos responsáveis, capazes de atuar de forma ética na sociedade e exercer seus direitos e deveres.

Por isso, temos um momento especial para homenagear esse profissional: 20 de maio — Dia do Pedagogo. Entenda mais sobre a importância e a história dessa data. Veja, também, o que o futuro reserva para essa carreira!




Como e quando surgiu o Dia do Pedagogo?

O Dia Nacional do Pedagogo foi instituído pela Lei nº 13.083/2015 para atender ao desejo de trazer maior reconhecimento e valorização ao trabalho de grande importância que esse profissional desempenha na sociedade brasileira.

A importância da data

O 20 de maio reacende, todos os anos, a discussão sobre os deveres e a postura que família e a instituição escolar têm frente ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Esse momento de repensar os papéis da sociedade dá condições de aprimorar a qualidade do processo de aprendizagem, reajustando as estratégias.

Mas o foco dessa data é o profissional por trás do planejamento, da coordenação e da execução das diversas atividades que englobam a área da educação escolar. Ele é o grande motivador do processo que forma advogados, médicos, enfermeiros, psicólogos, ou seja, qualquer profissão. Por esse motivo, o pedagogo tem um papel tão fundamental.

Apesar desse grande peso social, muitas vezes, esse profissional da educação não recebe o reconhecimento que merece, tanto em termos de remuneração quanto em condições de trabalho. É claro que isso depende bastante da região, porte e natureza das instituições de ensino.

No âmbito público, existem também muitas diferenças entre as esferas municipais, estaduais e federal. Nesse contexto, o Dia do Pedagogo traz a oportunidade colocar em pauta essas questões e reforçar a evolução não somente de políticas públicas educacionais, mas também, da atividade de todos os envolvidos no processo.

O trabalho do pedagogo

As atividades das pessoas que optam por concluir a faculdade de Pedagogia se relacionam com todos os processos de ensino e aprendizagem, atuando como um suporte educacional ao professor, aos alunos e à escola. Nessa função, ele pode assumir cargos de coordenação pedagógica, coordenação educacional, supervisor escolar ou qualquer outra de gestão escolar.

Essas nomenclaturas, porém, podem variar de um lugar para outro. Ele também pode atuar como professor tanto da Educação Infantil como nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental. O pedagogo participa, ainda, do corpo docente de cursos de formação de professores, conhecidos como Curso Normal Médio.

Outra vertente importante do pedagogo é sua atuação na Educação Especial. Nesse caso, ele lida com alunos com necessidades especiais que precisem de um cuidado diferenciado no processo de ensino e aprendizagem. É o caso da surdez, dislexia, autismo, TDAH, entre outros. Assim, ele planejará ou aplicará as metodologias e ferramentas necessárias para o aproveitamento escolar desses grupos.

Vale lembrar que a atuação de quem opta pela licenciatura em Pedagogia não se limita ao ambiente escolar. Muitas empresas contratam pedagogos para atuar na gestão de pessoas, planejar e ministrar treinamentos e ações de desenvolvimento pessoal.

Nesse caso, as estratégias buscam mudanças comportamentais dos colaboradores, em consonância com os objetivos do negócio. Essa área é conhecida como Pedagogia empresarial.

Além de intuições de ensino e empresas, os pedagogos também atuam em:

  • Pedagogia hospitalar: na educação de crianças e jovens enfermos durante o tempo em que estão internados;
  • material didático: isso inclui produção de materiais pedagógicos que serão usados na educação infantil, livros didáticos e outros materiais de apoio;
  • brinquedos: na adequação de itens para cada faixa etária, levando em conta suas necessidades e limitações.

As tendências para o futuro da profissão

graduação em Pedagogia continua sendo uma dos mais procuradas no Brasil. Segundo o último Censo da Educação Superior, a área teve o maior número de alunos ingressantes (9,2%) e concluintes. Isso é muito positivo, já que em um país com uma ampla população jovem, há grande necessidade de professores.

Por ser uma profissão diretamente ligada a questões sociais, com o passar dos anos, os pedagogos experimentaram muitas mudanças. Essa evolução continuará ocorrendo. Veja algumas das tendências!

Formação voltada à inclusão e à sustentabilidade

Já faz alguns anos que a escola assumiu o compromisso e o desafio de cuidar das necessidades educacionais de alunos com deficiências. Mas cresce também o movimento de reconhecer e discutir outros tipos de diferenças, como as relacionadas a questões raciais, de gênero e religiosas.

Além disso, a preservação dos recursos naturais é uma preocupação cada vez maior entre as instituições sociais e o governo. Por isso, a formação de crianças e jovens tem focado essa problemática.

Os cursos de Pedagogia voltam seus esforços para formar profissionais preparados a planejar atividades que conscientizem não só os alunos, mas também, toda a comunidade escolar.

Adoção de novas tecnologias

Criar estratégias que levem a tecnologia para o cotidiano escolar de forma produtiva é um grande desafio e uma tendência irreversível. No entanto, é preciso lidar com diferentes realidades no que se refere ao acesso a essas ferramentas.

Por exemplo, na rede pública de ensino, o profissional pode enfrentar a escassez de recursos, que dificulta prender a atenção dos alunos e desenvolver atividades que os preparem para a realidade tecnológica. Muitas dessas escolas localizadas na zona urbana contam com acesso à internet, mas carecem de computadores.

No entanto, essa realidade tende a mudar. Segundo dados do INEP do último censo escolar do Ensino Médio, 95,1% das unidades têm acesso à conexão com a internet. Também, 78,1% contavam com um laboratório de informática. O percentual chegou a ser maior entre as escolas da rede pública (82,1%) do que entre as escolas particulares (68,4%).

Assim, a formação do pedagogo está tentando preparar o profissional para ter condições de lidar com essa nova realidade.

Atuação em áreas fora da escola

trabalho do pedagogo não se restringe ao ambiente acadêmico. Cada vez mais, esse profissional tem sido requisitado em editoras de livros, hospitais, bibliotecas, museus e em áreas de gestão e órgãos públicos ligados à educação. Assim, o perfil do pedagogo está se renovando.

Que o Dia do Pedagogo ajude a sociedade brasileira a refletir nesse personagem tão essencial no desenvolvimento de nossas crianças e jovens. A profissão está entre aquelas que jamais deixarão de ter espaço no mercado de trabalho, renovando-se sempre para se adequar às mudanças da sociedade.

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

 Dia 20 de maio é o dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem, a categoria que faz a diferença para o paciente no ambiente hospitalar. 



A data foi definida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004. No Brasil, o Dia do Técnico em Enfermagem fecha a “Semana da Enfermagem”, normalmente iniciada em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.
 
A técnica de enfermagem, Roseli Inês Resende, é concursada na instituição e atua dentro de umas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no HUOP, Roseli relata com orgulho o reconhecimento desse profissional “O técnico de enfermagem executa o cuidado no leito com o paciente, mas sempre com a supervisão de um enfermeiro. É um trabalho em equipe. O paciente que está em uma UTI exige um nível de conhecimento e diário do profissional seja técnico ou enfermeiro. Possuir todo o cuidado ao paciente é o que mais deve ser levado em conta a qualquer profissional de saúde, estamos à frente de uma pessoa que naquele momento está incapacitada, temos que fazer com amor e esse dia é o que representa para nossa categoria: reconhecimento que faz a diferença”, finalizou a profissional.
 
Roseli, conta que desde a formação como técnica de enfermagem em 2006, passou por vários setores, “Desde quando me forme como técnica, tenho uma caminhada de aprendizado diariamente. Já atuei dentro de uma unidade prisional e até passei por cuidados paliativos. O entendimento que você deve ter é que quando se trabalha com pessoas, o cuidado é primordial. Sabemos que um dia você cuida e lembrar que um dia você vai ser cuidado.
 
O amor da vida de alguém
 
Cuidar do amor da vida de alguém, esses profissionais atuam de forma incansável para cada paciente que chega no ambiente hospitalar. Roseli explica em poucas palavras a definição de ser uma técnica de enfermagem: “Para mim a frase que define nossa profissão é: Não importa o que a pessoa fez na vida, estamos ali para ajudar ela. Sempre cuidando da vida do amor de alguém. Trabalhamos em uma categoria que tem aquele cuidado de mãe, algo super materno”, finalizou Roseli.
 
A todos os técnicos e auxiliares de enfermagem: Feliz dia!

Dia de Pentecoste

 Dia de Pentecostes, uma significativa data do calendário religioso. Este dia comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, conforme descrito no Novo Testamento da Bíblia. Mas além das cerimônias religiosas, a data também carrega consigo uma rica história.

 


ORIGENS E SIGNIFICADOS

Pentecostes tem suas raízes no judaísmo, onde era conhecido como a Festa das Semanas, originalmente uma celebração agrícola que marcava o fim da colheita de trigo e a entrega da Lei a Moisés no Monte Sinai. Para os cristãos, Pentecostes adquiriu um significado adicional após a ressurreição de Jesus Cristo e sua ascensão ao céu. O livro bíblico de Atos dos Apóstolos relata que, cinquenta dias após a Páscoa, os apóstolos e outros seguidores estavam reunidos quando ficaram "cheios do Espírito Santo", com manifestações como línguas de fogo e o dom de falar em línguas estranhas. Este evento é frequentemente considerado como o nascimento da Igreja Cristã: “Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então, apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falando em sua própria língua” (At, 2, 1-6).

 

CURIOSIDADES SOBRE PENTECOSTES

1 - Línguas Estranhas: Uma das características mais marcantes do Pentecostes é o fenômeno das "línguas estranhas" ou glossolalia, em que é possível falar em línguas diferentes, mesmo sem conhecimento ou compreensão prévia das mesmas. Isso é visto como uma manifestação do Espírito Santo dentro das tradições pentecostais e carismáticas.

2 - Celebrações Globais: Pentecostes é observado em muitos países ao redor do mundo, com tradições variadas que refletem as culturas locais. Em algumas regiões, as pessoas soltam pombos como símbolo do Espírito Santo, enquanto em outras, fogos de artifício iluminam o céu noturno.

3 - Simbolismo do Fogo: O fogo é frequentemente associado a Pentecostes, representando tanto a presença do Espírito Santo quanto o fervor espiritual. Em algumas igrejas, é costume acender velas para simbolizar o fogo divino que desceu sobre os apóstolos.

À medida que se aproxima o Dia de Pentecostes, cristãos do mundo todo têm a oportunidade de refletir não apenas sobre sua fé e história, mas também de apreciar a riqueza de significados e as tradições que cercam esta importante celebração religiosa.

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Dia do Estudante de Direito

  Senhores Acadêmicos em 19 de maio comemora-se o tão sublime Dia do Estudante de Direito. Curiosamente essa data foi escolhida em justa homenagem a Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartin), o qual é considerado o Advogado dos Pobres e Padroeiro dos Advogados, por ter dedicado sua precoce vida a cuidar  dos menos favorecidos economicamente.




“É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom” (Albert Einstein)

Senhores, não sejam meramente seguidores. Não façam simplesmente que for prelecionado a fazer ou deixar de fazer, sem  antes demonstrar com todo denodo o interesse pelo que foi dito, então debatam, ponderem à luz da razoabilidade e “considerem de todos os ângulos”.(Jim Rohn)

 “Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça”( Ruy Barbosa).

É nesse viés intelectivo, Senhores, que o artigo 133 da CF/88  dispõe: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”, determinando a indispensabilidade do advogado por cumprir função essencial à concretização da Justiça, dentro dos fundamentos constitucionais do direito de defesa, do contraditório e do devido processo legal. Pensem nisso!

Aproveito esta oportunidade para agradecer imensuravelmente e parabenizar a todos vocês queridos acadêmicos pelo dedicação, pelo comprometimento e pela colaboração, razão do sucesso do  nosso trabalho, e também pelo  empenho e pelo  comprometimento diuturnamente dos nossos docentes e dos colaboradores do nosso Curso de Direito.

Feliz Dia do Estudante de Direito!

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Dia das Mães

 Dia das Mães é celebrado no Brasil no segundo domingo do mês de maio. Como o nome sugere, a data é uma forma de homenagear a figura materna e todos os sentimentos envolvidos na relação entre mães e filhos.


A origem do Dia das Mães

O Dia das Mães teve origem no início do século XX, nos Estados Unidos. Tudo começou nos anos 1850 com o trabalho de Ann Jarvis, uma ativista que atuava para combater a mortalidade infantil na comunidade onde morava.

Ann Jarvis era uma das voluntárias que ensinava cuidados básicos para as famílias com o objetivo de prevenir doenças como febre tifoide, tuberculose e cólera, comuns na época. Depois disso, ela se dedicou ao cuidado de soldados feridos na Guerra Civil Americana.

Diante das perdas que vivenciou, a ativista tinha planos de criar uma data para homenagear a dedicação das mães à sociedade. Ela própria havia perdido nove de seus 13 filhos. Contudo, Ann acabou morrendo antes disso, no dia 9 maio de 1905. 

O sonho foi então levado adiante por sua filha, Anna Jarvis, que decidiu criar a data como forma de homenagear a própria mãe.

A primeira celebração do Dia das Mães aconteceu em 1908, com um memorial criado por Anna Jarvis em homenagem à Ann. A atuação da filha mobilizou outras pessoas e, em 1910, a comemoração foi oficializada em seu estado, a Virgínia Ocidental.

Em 1914, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a criação do Dia das Mães no país, estabelecendo o segundo domingo de maio para a comemoração da data.

Como o Brasil celebra o Dia das Mães?

O Dia das Mães começou a ser celebrado no Brasil alguns anos após o surgimento da data nos Estados Unidos. A comemoração foi uma iniciativa da Associação Cristã de Moços e aconteceu pela primeira vez em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 12 de maio de 1918.

Após mobilizações sociais, a data foi oficializada pelo governo federal em 1932. O decreto seguiu o padrão estadunidense e instituiu o segundo domingo de maio como “consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano”.

A oficialização do Dia das Mães no Brasil estava relacionada também a uma estratégia política. Isso porque as mulheres haviam conquistado o direito ao voto em 1932, por meio da instituição do Código Eleitoral, e o governo buscava atrair a atenção feminina e ressaltar o papel materno.

Com o passar do tempo, a homenagem às mães foi ganhando ares comerciais. Hoje a data é considerada a segunda mais importante do calendário do varejo, ficando atrás apenas do Natal.

Só para se ter uma ideia, a expectativa era de que o comércio varejista alcançasse a marca de R$14,4 bilhões em vendas para a celebração em 2022, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

E em outras partes do mundo?

Não foram só os brasileiros que se inspiraram na celebração criada nos Estados Unidos para homenagear as mães. Outros países também elegeram um dia especial em gratidão à figura materna.

Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Canadá, África do Sul, Itália e Japão estão entre as nações que, assim como Brasil e EUA, festejam o Dia das Mães no segundo domingo de maio.

Mas essa não é a regra em todo o mundo. Em Portugal, por exemplo, a comemoração acontece no primeiro domingo de maio. Na Argentina, o terceiro domingo de outubro foi o escolhido para a homenagem. Já na Rússia, o Dia das Mães só é celebrado no último domingo de novembro.

Os festejos acompanham a cultura de cada local, mas a troca de mensagens afetuosas e presentes é um ritual comum em diversos países.

Curiosidades sobre o Dia das Mães

Como vimos, o Dia das Mães não é celebrado na mesma data em todos os lugares do mundo – e nem da mesma formaConfira algumas curiosidades sobre a comemoração e também relacionadas à maternidade no Brasil e em outros países.

  • Nos últimos anos, cresceu o número de brasileiras que decidiram ter filhos após os 30 anos. Contudo, a maioria das mães se concentra na faixa etária entre 20 e 29 anos (48,7%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.
  • A brasileira com o maior número de filhos até hoje é Madalena Carnaúba. Ela teve 32 filhos, 24 homens e 8 mulheres. A previsão para 2030 é de que a taxa de fecundidade no país seja de 1,5 filhos por mulher.
  • O Dia das Mães boliviano acontece no dia 27 de maio em celebração à participação das mulheres na Guerra da Independência (Batalha de La Coronilla). Foi nessa data, em 1812, que as “Heroínas de la Coronilla” lutaram em defesa de suas terras e famílias.
  • Na Indonésia, o dia escolhido para homenagear a figura materna foi 22 de dezembro. A celebração faz alusão ao primeiro Congresso Feminino Indonésio, evento que reuniu 30 organizações feministas com o objetivo de encontrar formas de melhorar a vida das mulheres.
  • Diferente de outros países, a Coreia do Sul escolheu uma data única para celebrar a maternidade e a paternidade. O dia das mães e dos pais é comemorado em 8 de maio.

Dia Internacional da Enfermagem

 

Em 12 de maio de 1820, nasce Florence Nightingale, na cidade de Florença, na Itália.

Com uma educação abastada, falava diversos idiomas e estudou matemática, história e filosofia, dentre outras áreas, mas sua verdadeira paixão era ajudar pessoas doentes, aliviando suas dores e sofrimentos.

Após formar-se na Alemanha, onde aprendeu os primeiros passos na Enfermagem, transferiu-se para Londres, onde passou a trabalhar como superintendente de um hospital de caridade. Em 1854 , quando a Inglaterra e a França eram aliados da Turquia na guerra da Criméia contra a Rússia, Florence foi convidada a integrar o corpo de enfermagem britânico como enfermeira–chefe do exército. Lá, constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande número de soldados hospitalizados. Desenvolveu então um plano de trabalho de assistência aos feridos e de organização da infraestrutura hospitalar que a tornou reconhecida em toda a frente de batalha.

Sob sua administração, a taxa de mortalidade dos feridos, que era de 43% foi reduzida para apenas  2%. Foi apelidada pelos soldados de a “Dama da Lâmpada”, pois de lanterna na mão, Florence percorria as enfermarias atendendo aos doentes durante a noite.

Pelo seu excelente trabalho na Criméia, recebeu um prêmio do governo inglês e trabalhou pela reforma do sistema militar de saúde. Em 1860, fundou a escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas em Londres, que serviu de modelo para as demais escolas de Enfermagem. A Cruz Vermelha Internacional foi criada inspirada no exemplo de vida e generosidade de Florence, em 1864.

Florence só deixou de trabalhar a serviço da vida quando ficou completamente cega, em 1901. Faleceu em Londres, aos noventa anos de idade.

A profissão da Enfermagem ilumina a vida das pessoas com a compaixão, o cuidado e respeito pelo próximo.

São nossos Técnicos de Enfermagem e  Enfermeiros do Trabalho, que atuam diariamente nos cuidados aos nossos clientes, que hoje carregam esta lâmpada por onde passam, cumprindo com respeito e ética a profissão que escolheram exercer com amor.

A todos os profissionais de Enfermagem, recebam o nosso sincero reconhecimento e agradecimento!

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS

 Uma doença complexa e de difícil diagnóstico. Por este motivo, as pessoas devem estar atentas aos seus primeiros sintomas (dor nas articulações, fadiga, inchaço, febre, vermelhidão na face) para que possam começar com o tratamento atempadamente.


A ideia da criação do Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus surgiu justamente para conscientizar a população sobre a importância de se manter ciente sobre os aspectos desta doença.

Estima-se que existam aproximadamente 200 mil brasileiros com lúpus.

Algumas instituições e associações de combate ao lúpus realizam diversas atividades nesta data com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância do reconhecimento e tratamento desta doença.


O que é Lúpus?

O lúpus é uma doença genética (não hereditária), o que quer dizer que há pessoas que estão predispostas a tê-la, mas não significa que uma mãe com lúpus terá um filho com a mesma doença. O lúpus pode ser desencadeado por fatores hormonais ou ambientais, é autoimune, não contagioso, infeccioso ou maligno, mas sim crônico.

Não existe cura para o lúpus, no entanto, pode ser controlado, de modo a manter a qualidade de vida do paciente.

Dia do campo

 O Dia do Campo surgiu com 2 objetivos: Homenagear as pessoas que vivem no campo e trabalham na agricultura e pecuária provendo subsídios para abastecer as áreas urbanas. Outro motivo é conscientizar a população mundial sobre a importância do campo para a economia e existência das sociedades.






 

Campo no Brasil

No Brasil, desde 1970, com o decreto Lei nº 1.146/70, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra é o responsável por regulamentar e executar as políticas agrárias no território nacional.

De acordo com os dados do IBGE, do Censo de 2010, 84,4% da população brasileira vive em áreas urbanas e 15,6%, em zonas rurais.

No campo brasileiro se registram também disputas sangrentas pela posse de terra que prejudicam os pequenos agricultores, indígenas e quilombolas.

No entanto, também vem dali os alimentos, e grande parte dos produtos que são exportados e geram riqueza para o país.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Dia do Solo

 Com o objetivo de conscientizar e alertar a população local sobre a importância da conservação e proteção do solo e do pau-brasil, comemora-se no dia 03 de maio de todo o ano o Dia do Solo e o Dia do Pau-Brasil. E em comemoração a esta data a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conscientiza a comunidade local sobre a importância de preservação e conservação desses recursos.

O Pau-Brasil é a árvore que deu origem ao nome do país e devemos dar a importância desta espécie para a história do Brasil, criando o senso de proteção para evitar a exploração ilegal do pau-brasil. O pau-brasil foi
decretado a árvore oficial nacional no dia 7 de dezembro de 1978, através da Lei nº 6.607 e está desde 1992 na lista brasileira de árvores com risco de extinção.



O solo corresponde à camada superficial da crosta terrestre e é muito importante para o desenvolvimento de praticamente todas as atividades humanas. Ele é a base para todos os objetos técnicos oriundos das relações
dos seres humanos com a natureza. Sua função não se resume à base daagricultura ou do plantio, pensando no aspecto do cultivo de culturas. O solo é aproveitado para diversas atividades econômicas, como a exploração de recursos minerais e energéticos, pois é dele que retiramos minerais, rochas e minérios usados no dia a dia e que servem de matéria-prima para a atividade industrial, da construção civil e para a produção de objetos do
nosso uso diário.

O solo também é um importante armazenador de água, pois épor meio dele que ocorre o processo de infiltração e, consequentemente, o abastecimento dos lençóis freáticos, dos aquíferos e o surgimento de
nascentes. Diante disso, é de suma importância que as praticas de conservação do solo façam parte do nosso dia a dia, para que assim, consigamos garantir o bom funcionamento do solo e qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Faça sua parte e ajude a preservar o meio ambiente.