sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Dia do Nutricionista


  O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto, data em que foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949.

Apesar de ser uma profissão extremamente importante, ainda existem muitos mitos e confusões acerca de sua área de atuação e, até mesmo, dos hábitos pessoais dos profissionais. 

Para homenagear nossos clientes nutricionistas e tirar estas dúvidas sobre o ofício, conversamos com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri.

Dia do Nutricionista: curiosidade sobre a profissão

1. O que as pessoas pensam — e como realmente é

Fúlvia conta que todo mundo acha que ela é vegetariana ou vegana, que não bebe nada, que não gosta de comer, e diz que é tudo o contrário. “Eu falo que eu gosto muito de comer, tenho um paladar amplo, mas, por outro lado, gosto muito das coisas saudáveis”.

Mas, isso não quer dizer que eu ela não goste de algumas “porcarias”. “As pessoas que convivem mais comigo, por exemplo, às vezes me veem comendo uma sobremesa ou fritura, ou tomando uma bebida, e falam: ‘Nossa, mas como é que você é magra? Você é magra ‘de ruim”, e eu respondo que na verdade me cuido sempre, tenho bons hábitos alimentares, minha saúde é boa. Então, estes ‘extras’ são totalmente possíveis”.

2. O que poucos sabem

Talvez você não saiba, mas o profissionais de Nutrição têm muitas aulas de Bioquímica, Fisiologia e Anatomia em suas grades horárias nas universidades. O que muitos não sabem, também, de acordo com Fúlvia, é que a Nutrição é uma área que precisa desmistificar algumas informações o tempo todo. 

“A gente usa muito a palavra ‘depende’. Então, as pessoas perguntam: ‘posso comer tal coisa?’ Depende de muitas coisas: do quê, quando, como, onde, combinado com o quê, com qual objetivo? Depende do seu exame, da sua rotina, do seu estado nutricional”.

3. O que é ser nutricionista?

Fúlvia define a profissão como parte da área médica que se volta muito à parte prática e em como viabilizar o dia a dia das pessoas com saúde. “É cuidar da parte preventiva — é claro que a gente cuida de patologias também, mas a ideia é ter um olhar para a longevidade, tem que ter um olhar holístico”.

Isso porque, ao fazer uma prescrição, o profissional precisa considerar histórico, patologias, dificuldades, estado nutricional, estado emocional…são diversos fatores que formam a rede de informação para que ele consiga construir algo viável de realizar, e que gere resultado no sentido de bem-estar, saúde e performance.

“Eu acho que é uma área que exige bastante do profissional em relação à atualização, em relação a todas as variedades que tem de informação. Como algum alimento que ‘pode comer’ e depois para de ‘poder’’, para quem é, de qual jeito é”, explica. 

“Então, essa questão de ter um olhar individual é muito importante, tem que ser amplo e, ao mesmo tempo, totalmente personalizado. Ser nutricionista eu acho que é ter a capacidade de transitar entre a parte científica a parte técnica, e viabilizar isso para a prática. É ter empatia, é ter uma escuta ativa e saber e gostar de cuidar do outro”.

4. Áreas de atuação

A área de atuação do nutricionista é ampla, mas as principais vão desde a parte técnica em empresas (como desenvolvimento de produtos, cooperação e marketing da parte alimentícia) até a formação no auxílio de atualização a outros profissionais que atendem de forma clínica. 

“Dessa parte clínica, desde um atleta até uma pessoa acamada, a gente fala do profissional nutricionista sendo coadjuvante de uma equipe multidisciplinar, seja para a parte esportiva ou assistência social”.

Também é possível trabalhar em cozinhas de restaurantes e empresas e com consultorias especializadas.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Inscrições Abertas para Monitoria voluntária Urgência e Emergência


 

A FACET torna público aos educandos o processo de inscrição para Monitoria Voluntária  da Disciplina de Urgência e Emergência para o Curso de Enfermagem.
Poderão participar discentes da graduação matriculados no Curso de Enfermagem na FACET, que já cursaram e obtiveram aprovação na disciplina.
A seleção abrirá vagas para as estudantes matriculados, que já concluiram a disciplina, que cumprirão carga horária de dez horas semanais com atividades no laboratório específico, sendo acordada com o professor responsável e com a professora responsável pelos laboratórios Rosangela Rosendo da Silva, mediante necessidade.
2. As inscrições serão realizadas no período de
15 a 19 de agosto de 2024.
As inscrições serão realizadas por meio do formulário de inscrição, disponibilizados na coordenação do curso.
O processo seletivo da monitoria será realizado no dia
22 de agosto de 2024, no laboratório de Habilidades Clinícas II ás 19:00 horas.


Palestra "Aspectos fisiológicos, bioquímicos e nutricionais relacionados com o processo de hipertrofia muscular"


 Descubra os segredos da hipertrofia muscular! Venha aprender sobre os aspectos fisiológicos, bioquímicos e nutricionais que influenciam diretamente o crescimento muscular. Esta palestra imperdível vai te ajudar a entender como otimizar seus treinos e alimentação para alcançar seus objetivos!


Você não pode perder !
Vai ser no dia 30 de agosto, ás 19:00 horas, no auditório da Faculdade de Ciências de Timbaúba- FACET, com o Palestrante Nelson Justino
Entrada social: kit com 3 produtos de limpeza

Dia da Informática


Dia da Informática: Importância, Evolução e muito mais sobre a Data

O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto, data que marca a apresentação do primeiro equipamento nomeado de computador em 1943 nos EUA. 

De lá pra cá, muita coisa aconteceu e a evolução tecnológica iniciada com esses primeiros equipamentos permitiu um salto não só tecnológico como humano no mundo.

Hoje, a informática e seus equipamentos permeiam a vivência da grande maioria das pessoas sendo não só ferramentas de trabalho como facilitadores de atividades diárias. 

Do primeiro equipamento lançado até hoje muita coisa mudou, e para isso preparamos esse conteúdo para contar um pouco da importância dessa data, a evolução da informática, e muito mais. Acompanhe!!

O Surgimento do Dia da Informática

No dia 15 de agosto de 1943 os cientistas John Atanasoff e Clifford Berry apresentaram o chamado ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer).

O Computador Integrador numérico Eletrônico, por mais que não fosse necessariamente o primeiro computador, foi o primeiro equipamento de grande escala. 

Sua criação se deu em atendimento a um pedido do exército dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

As especificações eram a seguinte: capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e 17.468 válvulas termiônicas de 160W de potência.

Somado a isso, o equipamento era enorme, tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m², sendo necessária uma sala só para sua instalação.

O ENIAC, primeiro computador, entrou em operação no ano de 1947. Um ano depois era necessária toda uma equipe para colocá-lo em funcionamento.

Pessoas operando o ENIACFigura 1: Pessoas operando o ENIAC
Fonte:https://www.tecmundo.com.br/mercado/135693-historia-eniac-pais-dos-computadores-video.htm

Contudo, é preciso ser justo e se lembrar de que o ENIAC não é o primeiro computador, antes dele em 1939 os cientistas John Atanasoff e Clifford Berry, criaram o ABC.

ABC é a sigla para Atanasoff-Berry Computer, ou seja, Computador Atanasoff-Berry e foi criado com o objetivo de solucionar equações lineares e utilizando válvulas termiônicas.

Atansoff-Berry ComputerFigura 2: Computador Atanasoff-Berry

Por mais que o ENIAC não seja necessariamente o primeiro computador criado, a data de sua apresentação foi escolhida como Dia da Informática justamente por conta da evolução que ele iniciou. 

A Evolução Tecnológica

O surgimento do ENIAC foi o pontapé inicial para o desenvolvimento de ferramentas mais modernas e que fossem além da realização de cálculos.

Por muitas décadas os computadores e equipamentos similares ficaram restritos a governos e empresas fechadas, sendo de difícil acesso para a população em geral. 

Anos 1970 e os primeiros PCs (Personal Computers)

Contudo, nos anos de 1970 começaram a surgir os primeiros PC (Personal Computer). Os computadores pessoais viraram mais uma chave na evolução tecnológica.

O maior consenso é de que o primeiro PC seja o Kenbak-1, que se utilizava de um mecanismo onde os dados eram acionados por interruptores, sendo bem rústico.

kenbak-1 e seu criado John BlankenbakerFigura 3: O Kenbak-1 nas mãos de seu criador John Blankenbaker

A partir da segunda metade da década de 1970 os equipamentos foram evoluindo e PCs mais compactos foram surgindo, contudo, o fator preço complicou a popularização dos mesmos.

Nesse período equipamentos como Commodore PET, Apple II e Altair 8800 surgiram, sendo base para muitos equipamentos de hoje em dia como os processadores Intel 8080 (no caso do último citado).

IBM PC e o Salto na Evolução dos Computadores

O IBM PC foi criado pela empresa de mesmo nome como uma nova proposta de computador para o mercado, com diversas peças: teclado, tela, sistema operacional rodando em cassete e CPU Intel 8088 de 4,77 MHz. 

Apresentado em 1981 o IBM PC tinha como objetivo ser uma opção mais barata para pequenos negócios, começando assim um movimento de popularização dos computadores.

Esse modelo de computador inaugurado pela IBM é seguido até hoje, e permitiu que o mercado pudesse expandir e assim apresentar novas possibilidades. 

Neste mesmo período surgem os primeiros laptops, sendo que nesse período surge também o Macintosh Portable da Apple com um alto valor e já mostrando que a marca se tornaria o topo do mercado. 

De toda forma, os anos de 1980 foram de grande desenvolvimento para os computadores dando um pequeno sabor do que viria em seguida na próxima década. 

O surgimento da Internet e a Salto Tecnológico dos anos 90

Nos anos 90 a evolução instaurada pela IBM encontrou um novo caminho com o surgimento dos computadores compostos por gabinetes, tela, teclado e mouse. 

Além disso, o surgimento do sistema operacional Windows 95 desenvolvido pela Microsoft possibilitou a popularização do computador pessoal. 

No final da década surgem os componentes adicionais como placas aceleradoras de vídeo que traziam mais potência para os equipamentos.

Em 1992 com a criação do World Wide Web (www) a Internet, que havia sido criada em 1962 e utilizada exclusivamente em espaços acadêmicos, se abre ao mundo. 

A criação do Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inaugurou um novo tempo para os computadores e a informática. 

Isso porque, a partir disso, as máquinas passariam de meros equipamentos de cálculos para conectores mundiais possibilitando a troca de informações, dados e comunicação entre as pessoas. 

Anos 2000, novo milênio e nova revolução na Informática

A chegada do novo milênio trouxe um salto revolucionário da Informática, a Internet encontrava-se em plena expansão e empresas como Microsoft e Apple se esforçaram pelo domínio do mercado. 

Em especial a Apple que durante a década anterior ficou para trás no desenvolvimento de computadores e equipamentos, nos anos 2000 assumiu um protagonismo.

Com o desenvolvimento de processadores cada vez mais potentes, as telas de alta resolução e notebooks com baterias, novas possibilidades foram surgindo.

É nesse período que começam a aparecer os primeiros smartphones e tablets que seriam o estopim de uma nova revolução e popularização total da informática e da internet. 

Com modelos de notebooks cada vez mais finos, a criação do iPods e a criação do iPhone em 2007 a Apple foi a grande responsável pela abertura de um novo tempo na informática. 

Steve Jobs e o Primeiro iPhoneFigura 4: Steve Jobs, fundador da Apple, com o primeiro Iphone

O iPhone é até hoje um dos principais smartphones do mundo e suas funcionalidades influenciaram e influenciam novos modelos que são criados.

A Informática nos Tempos de Hoje: Conectividade Total

O que se iniciou nos anos 2000 culminou no que temos hoje: uma popularização dos smartphones sendo utilizados como computadores portáteis. 

Além disso, a Internet das Coisas (IoT) e a Gestão de Arquivos em Nuvem traz uma conectividade total entre dispositivos. 

Vemos casas inteligentes, carros sendo acionados por comando de voz, relógios inteligentes, assistentes por voz e por aí vai. Sendo todos esses dispositivos conectados ao celular, tablet e computador. 

Essa conexão entre dispositivos propicia até mesmo uma maior inteligência na publicidade, que se utiliza dos algoritmos para mapear comportamentos e assim impactar o usuário com ofertas.

Importância do Dia da Informática

Nessa altura do campeonato você deve estar pensando: mas porque é tão importante ter um Dia da Informática?

Justamente por conta de toda essa história e evolução citada acima, assim como a presença massiva de equipamentos tecnológicos e de informática no nosso dia a dia. 

Manter a história viva é essencial para a evolução e refletir a realidade essencial para o futuro. 

Dessa forma, possuir um Dia da Informática torna-se relevante para comemorar esse elemento essencial da realidade moderna. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Dia dos Pais


 


Dia dos Pais é uma data comemorativa festejada em todo o mundo. O intuito é homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores.

Embora essa data seja comemorada em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. No Brasil, por exemplo, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, ou seja, é uma data móvel.

Durante esse dia, acontecem diversos tipos de celebrações, apresentações, almoços familiares e troca de presentes por todo o país.

Origem do Dia dos Pais

A criação da data comemorativa foi realizada nos Estados Unidos e a partir de então se expandiu para o mundo. Entretanto, muito tempo antes temos histórias de homenagem à figura paterna.

Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem para seu pai em argila desejando-lhe saúde e felicidade.

Nos Estados Unidos, depois de um acidente de mineração vitimar mais de 300 homens, no dia 5 de julho de 1908 foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente. A iniciativa foi da filha de um pastor chamada Grace Golden Clayton, mas aconteceu apenas naquele ano.

Também nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) teve uma ideia ao ouvir uma mensagem referente ao dia das mães, comemorado desde 1860 no país. Inspirada na atuação de Ann Reeves Jarvis para reconhecer a data, ela decidiu fazer uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919).

O pai de Sonora tinha sido guerreiro e veterano na guerra civil. Ela nutria grande amor e admiração por ele ter criado os seis filhos depois de sua esposa morrer no parto da última gestação. A data escolhida para a celebração seria o aniversário do seu pai.

A comemoração, entretanto, não foi aceita imediatamente em todo o país. Enquanto o dia das mães foi legitimado em 1914, o Dia dos Pais (Father's Day) só veio a ser reconhecido pelo presidente Lyndon B Johnson em 1966. A data, porém, foi oficializada pelo presidente Richard Nixon (1913-1994) apenas em 1972.

Atualmente, a data é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países do mundo. Além dos Estados Unidos, também na Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador e Índia.

Outros países têm datas próprias para a comemoração. Conheça algumas delas:

  • 19 de março - Portugal, Angola, Bolívia e Itália;
  • 23 de fevereiro - Rússia;
  • 21 de junho - Grécia e Noruega;
  • Primeiro domingo de setembro - Austrália e Nova Zelândia;
  • Segundo domingo de novembro - Suécia, Finlândia e Estônia.

Portugal, por exemplo, escolheu a data por influência da tradição católica. No dia 19 de março também é dia de São José, "pai terreno" de Jesus.

Dia dos pais no Brasil

Inicialmente, a data era comemorada em 16 de agosto, que era o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. A comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

A data no país foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais como já acontecia com o dia das mães.

Com o passar dos anos, o segundo domingo de agosto é que se tornou o dia da comemoração, pois o fim de semana é mais propício para reunir as famílias.

Dia do Advogado


 

Assim como todas as profissões, o direito também promove um dia específico para os advogados comemorarem. Os profissionais jurídicos ganharam, inclusive, dois dias em comemoração ao seu trabalho. Se comemora o dia do advogado tanto em 11 de agosto, como em 19 de maio.

No entanto, engana-se quem pensa que a criação destas datas ocorreram aleatoriamente, sem um significado específico. O Dia do Advogado não só tem uma história, como impactou uma sociedade promovendo, na época, ações em respeito e consideração aos profissionais.

Quando se comemora o Dia do Advogado?

O Dia do Advogado, também conhecido como o “Dia do Pendura”, é comemorado no dia 11 de agosto por um motivo muito significativo.

Em 1824 foi promulgada a primeira Constituição Federal do Brasil. Neste período, conta a história que Dom Pedro l, imperador da época, implantou o primeiro curso de direito no país.

Foi, então, em 1827 que duas faculdades de Direito foram inauguradas: Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e Faculdade de Direito de Olinda (PE).

Por que foi necessária a criação das faculdades de direito e o dia do advogado no Brasil?

A instituição das primeiras faculdades não é, contudo, anacrônica, mas bastante coerente com o momento pelo qual o país passava. Em 1822, ocorria a “independência” do país em relação a Portugal. As leis antes vigentes, portanto, eram as leis portuguesas, em um aspecto geral.

Os juristas brasileiros, até então, também formavam-se fora do país – onde, por óbvio, não se estudava a natureza do fenômeno jurídico no Brasil.

Após a independência, no entanto, o país precisa desenvolver leis novas. Assim, surgem os códigos brasileiros.

Dessa forma, com a inovação vem também a necessidade de profissionais que estudem a leis brasileiras ao invés de estudarem leis externas. Surge, assim, a necessidade de faculdades de Direito propriamente brasileiras.

O famoso Dia do Pendura: o marco do Dia do advogado

A partir do momento em que se passou a comemorar o Dia do Advogado, ele também tornou-se conhecido por “Dia do Pendura” – ou, ainda, o “dia da dor de cabeça” para donos de bares e restaurantes brasileiros. Você sabe o motivo?

Naquela época, o respeito pela profissão era tão grande, que donos de restaurante faziam questão de bancar a conta dos estudantes de Direito.

Os proprietários de estabelecimentos alimentícios convidavam os advogados e também acadêmicos para comemorar a data em seus bares e restaurantes e, pasme, tudo por conta da casa.

Esta prática foi sustentada por muito tempo, até que os cursos de Direito, no Brasil, começaram a crescer de forma vertiginosa e o Pendura foi ficando insustentável, o que levou os convites a chegarem ao fim.

Dia do estudante


 

Dia do Estudante é uma data carregada de significado e história. As suas origens nos levam a um caminho repleto de marcos importantes, sendo que cada um representa uma etapa na evolução do nosso sistema educacional.

Assim, celebrar a data não é apenas uma forma de homenagear aqueles que buscam o conhecimento. Afinal, também é um jeito de reconhecer a trajetória que nos trouxe até aqui.

Por esse motivo, preparamos este post para mostrar as origens desse dia tão importante e para apresentar algumas dicas para comemorá-lo. Vamos lá?

Qual a história do Dia do Estudante?

No Brasil, tudo começou em 11 de agosto de 1827. Foi nesse dia que Dom Pedro I, monarca à época, deu o pontapé inicial para a educação superior no país. Um marco importante foi a criação de dois cursos de ciências jurídicas e sociais: um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.

A partir daí, iniciou-se uma longa e persistente caminhada para a educação. É por isso que, justamente nessa data, é comemorado o Dia do Estudante.

Em todo o país, a data é celebrada de várias maneiras. Nesse dia, várias ações, eventos e atividades são organizadas para homenagear os alunos, incentivando sua jornada de aprendizado.

Quando a data foi oficializada?

Esse dia é especial e dedicado a homenagear o empenho dos alunos em sua busca por conhecimento. No entanto, sua origem não é tão óbvia quanto parece. Oficializado em um passado distante, sua trajetória é permeada de curiosidades. Acompanhe!

O contexto histórico

Na busca por respostas, precisamos voltar ao século XIX. Nesse período, a educação ainda não era valorizada como é hoje. As reivindicações por melhores condições de estudo eram frequentes e os alunos se uniam para lutar por seus direitos. Foi nesse cenário de transformações sociais que o Dia do Estudante começou a ganhar forma.

A oficialização

Embora muitos acreditem que o dia foi oficializado em uma única data específica, a verdade é que a sua consolidação ocorreu de forma gradativa. Em diferentes países surgiram celebrações locais para reconhecer a importância dos alunos na sociedade. Esses eventos criaram uma atmosfera propícia para a instituição de uma data oficial.

A diversidade de datas

Uma curiosidade interessante é que o Dia do Estudante não é comemorado universalmente na mesma data. Isso porque diferentes países escolheram dias distintos para homenagear os alunos. Essa diversidade reflete as particularidades culturais e históricas de cada nação.

Qual a importância do Dia do Estudante?

Esse dia é mais do que apenas uma data no calendário. Significa reconhecer o esforço contínuo dos alunos e a importância da educação na construção de uma sociedade justa e equilibrada. Além disso, é um lembrete da necessidade constante de inovação e melhorias na área educacional.

A história da data nos faz refletir. Pensar sobre o papel fundamental da educação em nossa vida e como a criação do primeiro curso superior no Brasil foi um marco para nossa sociedade.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Dia Nacional dos Profissionais da Educação


 Nesta terça-feira, 6 de agosto, comemoramos o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data, criada em 2014, tem como objetivo trazer maior valorização tanto aos(às) professores(as) e orientadores(as) educacionais quanto aos(às) demais profissionais de assistência do âmbito escolar, fase essencial da formação dos novos estudantes e de seres humanos atuantes na sociedade.

O papel dos profissionais da educação vai muito além do que muitas vezes se imagina. Professores e orientadores são amplamente reconhecidos por seu trabalho, mas o verdadeiro êxito de uma escola conta com um esforço coletivo — os profissionais da cantina, que asseguram a alimentação; os funcionários da limpeza, que garantem um ambiente saudável e seguro; os vigilantes, que zelam pelo espaço escolar com cuidado. Cada um desses profissionais, juntamente com técnicos, pedagogos, bibliotecários, professores e diretores, contribui para que a educação aconteça de forma plena e efetiva.

O caminho da educação nunca foi fácil. A pandemia trouxe desafios, expôs a fragilidade dos sistemas educacionais e trouxe a necessidade de uma adaptação ágil e eficaz. Além das dificuldades geradas pela crise sanitária, os profissionais da educação no Brasil enfrentam diversos desafios, sendo o maior deles a falta de reconhecimento pelo seu trabalho executado em condições de trabalho desafiador. Apesar dessas e outras adversidades, a resiliência e o compromisso desses profissionais com a formação e o bem-estar dos estudantes continuam a ser uma fonte constante de inspiração, renovação e esperança.

Em um contexto em que a educação se revela a principal ferramenta de mudança social e a base para qualquer profissão almejada, é essencial reconhecer e valorizar a contribuição de todos aqueles que, de diferentes formas, ajudam a criar e a manter o ambiente escolar. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender", citação de Paulo Freire que reforça a importância de cada pessoa envolvida na jornada educacional.

Neste dia, celebramos todos aqueles que ensinam, dão acesso ao conhecimento e contribuem para a construção e manutenção do ambiente escolar: colaboradores da limpeza, cantina e segurança, bibliotecários, orientadores, coordenadores, diretores, técnicos, professores, técnicos e demais servidores. São vocês que tornam a escola um lugar onde o aprendizado e o crescimento acontecem todos os dias.

Parabenizo cada um dos profissionais da educação. O seu trabalho incansável e dedicado é a base sobre a qual construímos um futuro melhor. Hoje, e todos os dias, nosso sincero agradecimento e reconhecimento pelo seu esforço e paixão pela educação.