quarta-feira, 30 de abril de 2025

Dia do Trabalho


 "O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de maio. Celebrada internacionalmente, essa data remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem da data remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores estadunidenses em Chicago no final do século XIX.

No Brasil, a data passou a ser celebrada informalmente por trabalhadores no começo do século XX, e tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes. A data foi amplamente explorada durante a Era Vargas, sendo parte do projeto político desse governante. Atualmente, ela é feriado nacional por determinação de uma lei de 2002."

"Por que o Dia do Trabalho é no 1º de maio?

Mais conhecido como Dia do Trabalhador, o Dia do Trabalho é uma data comemorativa dedicada aos trabalhadores e celebrada anualmente no 1º de maio, tanto no Brasil quanto em outras partes do planeta. A escolha da data tem relação com um movimento de trabalhadores estadunidenses.

O século XIX ficou marcado por movimentos de trabalhadores que lutavam por valorização e por melhores condições de trabalho. Na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX, os trabalhadores decidiram iniciar um movimento em defesa da redução da jornada para oito horas."

"A realidade dos trabalhadores era duríssima, e o comum era que as jornadas fossem de 12 horas por dia. Para garantir a redução do extenuante expediente, os trabalhadores da cidade de Chicago organizaram uma greve para o 1º de maio de 1886. Estima-se que a greve geral puxada pelos trabalhadores de Chicago mobilizou 340 mil trabalhadores por todo os Estados Unidos.

A paralisação seguiu pelos dias seguintes, e alguns incidentes foram registrados contra trabalhadores em greve. No dia 3 de maio, alguns deles foram mortos por policiais, e, no dia seguinte, milhares se reuniram na Praça Haymarket para protestar. O protesto, que era pra ser pacífico, tornou-se um grande massacre promovido pela polícia norte-americana.

Tudo começou quando uma bomba explodiu perto de alguns policiais, causando a morte de sete deles e de quatro civis. Em seguida, os policiais presentes na praça deram início a uma violenta repressão que resultou na prisão de muitos trabalhadores. Estima-se também que mais de 100 trabalhadores ficaram feridos. Ninguém sabe quem lançou a bomba, mas especula-se que membros da própria polícia podem ter tomado a atitude para justificar a violência contra os trabalhadores.

De toda forma, o dia 1º de maio se popularizou como Dia do Trabalhador em referência à greve geral puxada pelos trabalhadores de Chicago. A data passou a ser homenageada por grupos socialistas, que procuravam lembrar a luta dos trabalhadores. A data se consolidou em 1919, quando a França alterou a jornada diária para oito horas e transformou o 1º de maio em feriado. No ano seguinte, a União Soviética também passou a celebrar essa data.

Dia do Trabalho é feriado?

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é feriado nacional no Brasil. Isso está assegurado pela lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, que determina que o país tem sete feriados nacionais, sendo o dia 1º de maio um deles. Apesar da lei, o Dia do Trabalhador já havia sido transformado em feriado durante a Primeira República.

Isso aconteceu durante o governo de Artur Bernardes (1922-1926) por meio do decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924. Na ocasião foi criado o feriado nacional em comemoração aos “mártires do trabalho”. No entanto, a celebração do Dia do Trabalhador já era realizada no Brasil desde a década de 1910. A data, no entanto, tinha um significado político, sendo marcada por protestos e movimentos organizados por trabalhadores.

Origem e história do Dia do Trabalho

A história do Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador está relacionada com o movimento de trabalhadores, em especial o movimento de Chicago. A greve geral puxada pelos trabalhadores de Chicago em defesa da jornada diária de oito horas teve enorme repercussão, e o 1º de maio, quando a greve se iniciou, se tornou uma data importante para os movimentos de trabalhadores.

Os socialistas passaram então a celebrar a greve do dia 1º de maio. Inclusive, um congresso organizado por socialistas oficializou a data como dia de celebração dos trabalhadores, embora sua realização fosse feita, nesse momento, somente pelos militantes socialistas.

"Quando a França reduziu a jornada diária para oito horas, em 1919, a data foi transformada em feriado no país. No ano seguinte, a União Soviética oficializou a celebração em 1º de maio, e essa data comemorativa se tornou muito importante nos países socialistas, sendo acompanhada de grandes celebrações públicas.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador passou a ser celebrado na década de 1910 por movimentos de trabalhadores, que ganhavam força no país. O fortalecimento da causa trabalhista no Brasil fez com que o 1º de maio se transformasse em feriado nacional durante o governo de Artur Bernardes.

A celebração, muito ligada aos movimentos de trabalhadores, foi cooptada por Getúlio Vargas quando esteve no poder. Vargas desenvolveu uma forte política trabalhista, concedendo benefícios à classe trabalhadora, enquanto mantinha uma ditadura em nosso país.

Essa política trabalhista de Vargas foi parte de um esforço dele de manter apoio popular no país. Ele se aproximava dos trabalhadores, mantendo-os sob a tutela do Estado e afastados das correntes sindicalistas e socialistas, comuns a esse meio. Vargas tentou esvaziar a data de sentido, fazendo dela um momento de celebração e descanso e não um momento de luta e engajamento político, como originalmente era.

Durante o Estado Novo, Vargas fez grandes discursos e promoveu desfiles e celebrações públicas no Dia do Trabalhador. A mensagem transmitida era de que as conquistas dos trabalhadores eram fruto das benesses de Vargas e não da luta e do engajamento dos trabalhadores por seus direitos.

Dia do Trabalho no mundo

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data celebrada em 1º de maio em diversos países e é conhecida no inglês como International Workers’ Day, que, em uma tradução livre, significa “Dia Internacional dos Trabalhadores”. A festa é celebrada em diversos países, como: Argélia; Angola; Marrocos; África do Sul; Argentina; Colômbia; Chile; Cuba; México; Japão (não é um feriado, mas muitos trabalhadores têm folga no dia.); Bélgica; Dinamarca (não é um feriado, mas muitos trabalhadores têm folga no dia.); França; Alemanha; Noruega; Rússia; Espanha e em países como Estados Unidos e Canadá, a celebração é realizada no mês de setembro.

Importância do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalhador é uma data de grande importância, uma vez que celebra a luta dos trabalhadores por seus direitos trabalhistas e a necessidade de se estabelecer valores dignos no mercado de trabalho.

O Dia do Trabalhador é um momento para relembrar a luta dos trabalhadores do passado, mas também para reforçar a luta dos trabalhadores do presente e a necessidade contínua de se estabelecer condições dignas de labor."

Fonte: htps://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm


Dia Nacional da Mulher


Dia Nacional da Mulher, celebrado em  30 de abril, foi estabelecido por meio da Lei nº 6.791, de 9 de junho de 1980, com o objetivo de estimular a participação das mulheres no processo de desenvolvimento de políticas e práticas que visam o progresso e a melhoria das condições econômicas, sociais e culturais da sociedade. Este dia foi instituído como forma de homenagear o nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil e  colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

A data reforça a importância da participação das mulheres na política. De acordo com  Relatório Mundial sobre Desigualdade de Gênero, elaborado e publicado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, as mulheres representam apenas 26,1% de cerca de 35.500 assentos em parlamentos e apenas 22,6% de mais de 3.400 ministros em todo o mundo.

A CONTEC criou o Conselho CONTEC Mulher com o objetivo de promover a igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres no setor financeiro,  a fim de conceber, coordenar e implementar ações voltadas para o avanço das mulheres atuantes no setor, especialmente aquelas envolvidas no movimento sindical. Este conselho representa um marco importante na luta pela igualdade de gênero, alinhado com a visão de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O Dia Nacional das Mulheres é uma oportunidade para celebrar as conquistas, cobrar autoridades e participação das mulheres, destacar as contribuições femininas dentro da sociedade, por meio de igualdade e políticas públicas. Neste dia, comemoramos os avanços conquistados, reforçando a importância de papeis femininos na construção de um futuro mais justo e igualitário.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS


O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. Foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.

Esse decreto também trata da formação de docentes para o ensino de libras. De acordo com o texto, a formação deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em letras-libras, no caso de professores de ensino fundamental, médio e superior, e em curso de graduação de pedagogia, no caso de professores de educação infantil.

Cinco anos depois, as conquistas para o ensino de surdos no país continuaram: a lei n° 12.319/2010 regulamentou a profissão de tradutor e de intérprete de libras.

Karin Strobel destaca ainda que as pessoas surdas têm direitos linguísticos assegurados pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento prevê, entre outras coisas, a “facilitação do aprendizado da língua de sinais e promoção da identidade linguística da comunidade surda”.


Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/dia-nacional-da-libras

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Dia Nacional da Educação dos Surdos


 Hoje, 23 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Educação dos Surdos, com o objetivo de rememorar as lutas e celebrar as conquistas da comunidade surda com a integração de práticas inclusivas no ensino regular.

A língua de sinais foi implementada no Brasil em 1865. Já em 1857, os surdos começaram a ter acesso à educação durante o império, no governo de Dom Pedro II, com o advento da primeira escola de educação de meninos surdos, na antiga capital do país, o Rio de Janeiro. Com a fundação do Imperial Instituto de Surdos-Mudos (posteriormente, renomeado Instituto Nacional de Educação dos Surdos, o INES), iniciou-se o processo de educação formal dos surdos no Brasil, que passaram a ter uma escola especializada para sua educação.

 

Em 2005, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão no país, também como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores, tanto para nível médio quanto superior. 

 Mesmo com avanços na legislação brasileira, vários problemas persistem na educação para surdos, desde o ensino básico até o superior. Tais obstáculos estão ligados, principalmente, à carência de intérpretes da Libras.

 O impasse não é exclusivo do Brasil. De acordo com a Federação Mundial dos Surdos, 80% dos surdos do mundo todo têm problemas de alfabetização e baixa escolaridade, pois dependem da língua de sinais para se comunicar e obter informação.

 A baixa escolaridade da comunidade surda também dificulta o ingresso no mercado de trabalho. Conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), somente 0,8% das mais de 10 milhões de pessoas que declararam ter deficiência auditiva no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalham com carteira assinada.

Dia Mundial do Livro


 “23 de Abril — Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.”

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Dia de Tiradentes


 "O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, consta no calendário brasileiro como uma homenagem a Tiradentes, personagem de nossa história que ficou conhecido por ter sido enforcado pela sua participação na conspiração que foi planejada contra a Coroa portuguesa, a Inconfidência Mineira.


Esse dia foi estabelecido como feriado nacional por meio de um decreto emitido em 1890 e reafirmado como feriado nacional por meio de uma lei de 2002. O feriado a Tiradentes foi parte da iniciativa dos defensores da república, na década de 1890, de estabelecer Tiradentes como um herói nacional e grande defensor da república."


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm

Páscoa


 "A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

Uma característica bem conhecida da Páscoa é o fato de que sua celebração é móvel, portanto, todo ano ela é realizada em uma data diferente. Os critérios usados para definir essa data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C."

"Origem da Páscoa"

A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação de uma festa judaica. No entanto, a comemoração cristã e a judaica têm significados completamente distintos. Esta, chamada de pesach, era realizada pela lembrança da libertação dos hebreus da escravidão no Egito.


Essa história é narrada nos “Pentateucos” — os cinco primeiros livros da Bíblia. A palavra pesach, do idioma hebraico, significa “passagem” e faz menção à passagem do anjo da morte no Egito — a décima praga, conforme a narrativa bíblica. A festa foi revisada pelos cristãos, passando a relacionar-se à crucificação e ressurreição de Cristo.

Importância da Páscoa

A Páscoa é, para muitos cristãos, a festa de maior importância do calendário religioso, uma vez que ressalta um acontecimento de grande importância dentro da fé cristã: a ressurreição — entendida no cristianismo como uma demonstração da divindade de Jesus.

Essa ideia pode ser percebida na Bíblia, uma vez que ela registra uma fala de Paulo, que afirma (em I Coríntios 15:14): “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”|1|. Assim, podemos identificar a importância da ressurreição de Jesus dentro da visão religiosa do cristianismo.

Desse ponto de vista, foi por meio da ressurreição que a humanidade teve a redenção de seus pecados. Jesus Cristo, portanto, voluntariamente sacrificou-se para redimir a humanidade e dar-lhe uma nova chance de salvação. Uma vez realizado o sacrífico, o poder de Deus teria se manifestado."

"Semana Santa"

O calendário litúrgico praticado pelos católicos acompanha a aproximação da Páscoa com muita devoção. A preparação dela é realizada no decorrer da quaresma — período de 40 dias que antecede essa celebração e quando os fiéis realizam alguma penitência (o tipo de penitência é escolhida por cada pessoa).

Outra marca importante dessa preparação é a Semana Santa, uma tradição que busca relembrar os passos de Jesus durante sua última semana, passando por sua crucificação e ressurreição. Na tradição católica, a Semana Santa é iniciada no Domingo de Ramos e relembra a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém."

"A Semana Santa também relembra a Última Ceia, na Quinta-Feira Santa. Essa foi a última ceia de Jesus com seus discípulos. Ela foi realizada durante a celebração judaica citada (pesach), e nela Jesus anunciou que um dos discípulos o trairia e que os outros fugiriam perante a sua perseguição.

Na Quinta-Feira Santa, é realizado o Rito do Lava-Pés como forma de relembrar o ato de Jesus de abaixar-se para lavar os pés de seus discípulos no local que tomavam a ceia. O ato é entendido dentro da crença cristã como uma demonstração de um importante mandamento de Cristo: o de amar uns aos outros.

Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso como resultado da traição de Judas Iscariotes. No dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ele foi torturado e condenado à morte. A tradição cristã costuma encenar esses acontecimentos em peças teatrais conhecidas como Paixão de Cristo. Depois de condenado, Cristo foi crucificado em uma colina conhecida como Gólgota.

Ainda na Semana Santa, o dia seguinte à crucificação de Cristo é conhecido como Sábado de Aleluia, e o domingo no qual ele ressuscitou é o Domingo de Páscoa."

"Tradições da Páscoa"

"Como mencionado, a Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário religioso dos cristãos, e, portanto, tradições são realizadas nesse período. Neste texto já mencionamos a crucificação e ressurreição de Cristo, conhecidas como Paixão de Cristo.

No Sábado de Aleluia, em determinados locais, é realizado um ritual conhecido como Malhação de Judas, no qual um boneco com proporções humanas é espancado e queimado como uma espécie de punição a Judas por ter traído Jesus. Durante a Páscoa, é tradição que as missas ou cultos sejam voltados para a celebração desses acontecimentos e grandes ceias (Eucaristia, para os católicos) são realizadas.

No interior do estado de Goiás, um ritual de Páscoa é realizado há quase três séculos: a Procissão do Fogaréu. Essa procissão foi introduzida na cidade, em meados do século XVIII, por um padre espanhol e encena a perseguição e prisão de Jesus Cristo. A festa é um dos grandes patrimônios da cultura daquele estado e reúne milhares de pessoas todos os anos.

De um ponto de vista secular, a Páscoa também tem tradições bastante consolidadas. Essas práticas têm relação com os ovos de Páscoa e podem manifestar-se pela troca deles como presentes, ou, no caso das crianças, pela brincadeira de fazê-las procurarem-nos dentro de um certo espaço.

A data da Páscoa, como mencionado, é móvel, e sua instituição foi feita, no século IV, pela Igreja Católica. Durante o Concílio de Niceia, as autoridades da Igreja definiram sua celebração para o primeiro domingo que acontece após a lua cheia seguinte ao equinócio de primavera (para o Hemisfério Norte)."

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa



Sexta-feira Santa


 "Sexta-Feira Santa é um dia de grande importância para o cristianismo, pois é considerado, na tradição cristã, o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. A Sexta-Feira antecede em dois dias o Domingo da Páscoa, além de ser parte também da Semana Santa, que presta homenagem aos últimos dias de Jesus e sua ressurreição.

Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo é realizada. Muitas pessoas decidem abster-se do consumo de carne vermelha."

"O que significa a Sexta-Feira Santa?

A Sexta-Feira Santa é uma data que está presente no calendário litúrgico do cristianismo, sendo celebrada especialmente pelos católicos. Essa data é parte da Semana Santa e é conhecida como o dia no qual Jesus teria sido crucificado. Esse dia também é conhecido como a Sexta-Feira da Paixão, dentro da crença cristã.

Essa data antecede o Domingo de Páscoa, que, segundo a tradição cristã, é o dia que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Esse dia também é parte do Tríduo Pascal, um conjunto de três dias que antecedem a Páscoa e que são um momento de grande devoção, pois relembram o sacrifício de Jesus Cristo."

"O Tríduo Pascal é formado pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. Cada um desses dias é marcado por celebrações religiosas, cada qual com seu significado específico. No caso da Sexta-Feira Santa, é costume cobrir as imagens de todos os santos, pois o foco deve ser a adoração a Deus.

A Sexta-Feira Santa é marcada pelo jejum de carne, destacadamente carne vermelha e de frango, como parte de uma penitência que deve ser realizada pelos fiéis. Entende-se que a abstenção de carne nesse dia é uma demonstração de respeito dos fiéis com o derramamento de sangue por parte de Jesus."

"O que se faz na Sexta-Feira Santa?

Entre as práticas mais comuns da Sexta-Feira Santa, estão:

Encenações da crucificação de Jesus: peças teatrais conhecidas como Paixão de Cristo.

Abstenção de carnes: em especial a vermelha e a de frango. Muitos fiéis substituem o consumo desses tipos de carne pela de peixe.

Na Igreja Católica, também é realizada uma cerimônia conhecida como Celebração da Paixão de Cristo, que tradicionalmente acontece às 15 horas. Essa cerimônia é marcada pela liturgia da palavra, adoração da cruz e comunhão da eucaristia. Essa cerimônia não é considerada uma missa — esse é o único dia no ano no qual não são realizadas missas.

Muitos locais também fazem procissões do Enterro, em que o velório de Jesus Cristo é encenado. As cores predominantes na liturgia católica nesse dia são o vermelho e o preto. Além disso, os fiéis são orientados a dedicar o dia para oração e meditação no texto bíblico."

"Sexta-Feira Santa é feriado?

Segundo a legislação brasileira, nos termos da Lei nº 10.607, de 16 de dezembro de 2002, existem sete feriados nacionais, e a Sexta-Feira Santa não é considerado um deles. Esse dia, no entanto, é entendido como um feriado religioso, portanto pode ser considerado feriado caso haja uma lei estadual ou municipal que estabeleça esse dia como tal. Esse critério foi estabelecido na Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995.


Porém, todos os anos, o governo brasileiro emite uma portaria que determina, para os órgãos públicos, um balanço que determina quais datas serão feriados nacionais e quais serão pontos facultativos. No caso da Sexta-Feira Santa para o ano de 2023, por exemplo, o dia foi estabelecido como feriado nacional.

Sexta-Feira Santa 2025

A Sexta-Feira Santa é uma data vinculada à Páscoa, portanto possui data móvel, e todo ano essa celebração religiosa acontece em um dia específico. Uma vez definida a data da Páscoa, podemos saber quando a Sexta-Feira Santa acontecerá. A definição da data da Páscoa, no entanto, é importante para determinar uma série de outras datas importantes, como o dia em que começa a Semana Santa, a Terça-Feira de Carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas e, consequentemente, o início e término da Quaresma.

O critério que estabelece a data da Páscoa foi instituído no século IV, durante o Concílio de Niceia. O critério adotado determinou que a data da Páscoa será estabelecida no primeiro domingo que acontece após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, ou equinócio de outono, no Hemisfério Sul.

No caso de 2025, a Páscoa foi designada para acontecer em 20 de abril. Sendo assim, a Sexta-Feira Santa acontecerá dois dias antes, em 18 de abril. Com isso, a Semana Santa tem início em 13 de abril, dia conhecido como Domingo de Ramos."


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/sexta-feira-santa.htm

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva


 "Educação inclusiva é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular. A diversidade proposta pela escola inclusiva é proveitosa para todos. De um lado estão os alunos com deficiência, que usufruem de uma escola preparada para ajudá-los com o aprendizado e do outro, os demais alunos que aprendem a conviver com as diferenças de forma natural, a desenvolver o sentido de entreajuda, o respeito e a paciência".

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Domingo de Ramos


 O Domingo de Ramos é muito mais do que uma simples tradição de levar ramos abençoados para casa. Ele marca o início da Semana Santa, o tempo mais importante do ano para nós, cristãos. Nesse dia, celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, a cidade onde Ele entregaria a vida por amor a todos nós. É uma celebração que reúne alegria e dor, vitória e sofrimento. De um lado, a multidão que acolhe Jesus com festa; de outro, já se faz presente a sombra da cruz que se aproxima. 

"Qual o significado do Domingo de Ramos?

O Domingo de Ramos é uma celebração móvel que existe na liturgia cristã e está relacionada com a Páscoa. É o dia que se celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Esse acontecimento simboliza a postura humilde de Jesus, uma vez que ele entrou na cidade montado em cima de um burro.

Jesus Cristo foi recebido pela população de Jerusalém como o Messias das profecias judaicas, como um rei. Na tradição católica, essa multidão que o recebeu estava balançando ramos de palmeiras como forma de referenciá-lo. A entrada de Jesus em Jerusalém marcou os seus últimos dias de vida, uma vez que ele foi preso e crucificado pouco depois.

Além disso, muitos entendem que a entrada de Jesus sobre o lombo de um burro foi uma demonstração de paz, ratificando a ideia de que ele era o príncipe da paz. Sua mensagem era importante naquele contexto, uma vez que muitos judeus esperavam que ele fosse um libertador político que os livraria do domínio romano. Jesus, no entanto, vinha com a mensagem de que o reino dele não era desse mundo e que seu papel era outro: libertar a humanidade de seus pecados.

A celebração do Domingo de Ramos simboliza o reconhecimento de Jesus como filho de Deus, demonstrando o compromisso dos fiéis em seguir a ele e a seu exemplo.

Símbolos do Domingo de Ramos

O grande símbolo do Domingo de Ramos são os ramos de palmeiras e oliveiras usados na celebração. Os ramos relembram a ação da população de Jerusalém, que os usou para receber Jesus na cidade. Os ramos, na ocasião, foram uma forma de reverenciar Jesus; no caso do Domingo de Ramos, eles são usados para reforçar que os fiéis estão no caminho de Cristo.

Data do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos sempre acontece sete dias antes da Páscoa. Sua data se baseia, então, na data da Páscoa, que, por sua vez, segue um critério próprio. A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a Lua cheia que acontece depois do equinócio da primavera (Hemisfério Norte).

Como é a celebração do Domingo de Ramos?

A celebração do Domingo de Ramos é marcada por um ritual fora da igreja, em que os fiéis comparecem segurando seus ramos de palmeiras para que o padre faça a benção deles por meio de uma oração e jogando-lhes água benta. Depois, a missa é iniciada dentro da igreja, onde se realiza a homília e outros rituais para relembrar a entrada triunfal de Jesus e aclamar a Paixão de Cristo.

Nos locais onde é difícil obter ramos de palmeiras ou oliveiras são aceitos os ramos de qualquer árvore. É uma tradição de algumas igrejas guardarem os ramos para que eles sejam usados na Quarta-Feira de Cinzas.

Importância do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é um momento importante na liturgia cristã, pois inaugura a Semana Santa, evidenciando que a Páscoa se aproxima. Além disso, como mencionado, a data é o momento para celebrar o retorno triunfal de Cristo, o cumprimento de promessas dos fiéis, o reconhecimento de que ele é filho de Deus etc."


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/domingo-de-ramos.htm

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Dia Nacional da Biblioteca


 A data de 9 de abril ficou conhecida como o “Dia Nacional da Biblioteca” em função do decreto Nº 84.631 da Presidência da República. A biblioteca é um lugar que merece ser sentido e comemorado. E, para ser comemorado, é preciso ocupar esse lugar fascinante, senti-lo através daquilo de mais precioso que há dentro: livros. Dessa forma, a comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura, que conforme define Carlos Drummond de Andrade “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer”.



Dia Mundial de Combate ao Câncer


 O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril.

A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.
As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Dia Mundial da Conscientização do Autismo


 O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

terça-feira, 1 de abril de 2025

Mês de Abril


AZUL: É o mês de conscientização do autismo. O autismo é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e é fundamental aumentar a compreensão e a aceitação. Junte-se a nós para promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os indivíduos no espectro do autismo.

ABRIL VERMELHO: Este mês é dedicado à prevenção e combate à hipertensão arterial. A hipertensão é um fator de risco para várias doenças graves, mas pode ser controlada com hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular. Cuide da sua saúde cardiovascular e mantenha sua pressão arterial sob controle!

ABRIL VERDE: É o momento de focar na prevenção de acidentes no trabalho e conscientização sobre a doença de Parkinson.