Este site tratar de informação da área de Biblioteconomia, Informação e Profissionais, Concursos e Curiosidades
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Dia do Psicólogo
No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Celebra o profissional que está sempre atento à responsabilidade que sua atividade apresenta.
O profissional de Psicologia é um conhecedor da mente humana e estuda os fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previnem e tratam doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
Ao observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente o psicólogo ajuda a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas.
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Dia da Nacional da Educação Infantil
No dia 25 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, uma data que destaca a importância do cuidado e da educação na primeira infância. A escolha dessa data não foi por acaso: ela homenageia Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista que se dedicou à assistência de crianças em seu trabalho, e nasceu no dia 25 de agosto.
A educação infantil é uma fase fundamental na formação das futuras gerações, impactando de maneira direta não apenas o desenvolvimento individual, mas também o futuro da sociedade como um todo.
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Dia da Informática
O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi nesta data, em 1946, que surgiu o ENIAC, o aparelho que seria o antecessor dos atuais computadores. A sigla ENIAC quer dizer Electrical Numerical Integrator and Computer. Esse aparelho é considerado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.
Os responsáveis pelo desenvolvimento de tal dispositivo foram os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. Criado a pedido do exército dos EUA em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, ele tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160w de potência, para realizar os cálculos, era preciso pressionar suas teclas, fazendo interação direta com o hardware. A resposta das consultas era exibida por uma sequência de lâmpadas que acendiam.
O ENIAC era tão grande que era preciso uma sala inteira para sua instalação. Ele tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Na época, foram gastos cerca de 500 mil dólares para sua construção. Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947.
Em 15 de agosto, então, o ENIAC comemora seu aniversário, data em que se deve celebrar a importância da informática e de seus profissionais e refletir sobre todos os benefícios que ela já trouxe para a humanidade.
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Dia do Estudante
Em 11 de agosto, é comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, é Dia do Estudante. Das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, a data é uma homenagem a todos eles.
Para entender as comemorações desse dia, é preciso voltar na história, pois, em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior.
Dia do Advogado
No dia 11 de agosto é lembrado como o Dia do Magistrado, do Advogado. Mas você sabe por quê? A comemoração surgiu com a lei do Império que criou os cursos jurídicos no Brasil, nesse mesmo dia e mês em 1827. Nessa época começaram a funcionar as duas primeiras escolas de Direito no país: em Pernambuco e em São Paulo.
São magistrados os ministros dos tribunais superiores, os desembargadores e os juízes dos tribunais locais.
O Dia do Advogado também é comemorado hoje exatamente por esse marco para o país, em que se deu o início do ensino superior das disciplinas jurídicas e sociais no Brasil.
Participe desta homenagem aos advogados e magistrados marcando quem você conhece!
Dia dos Pais
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
Dia Nacional do Profissional da Educação
Dia 06 de agosto é o dia dedicado aos profissionais da educação, a data celebra e valoriza estes profissionais que tanto fazem pelo país, dedicando seus esforços para promover juntos um ensino de qualidade para os educandos, de modo que possam ter uma experiência educacional produtiva. Na data em questão, todos os colaboradores que atuam nas instituições de ensino são devidamente homenageados desde os professores, diretores, coordenadores, secretários, supervisores, monitores, auxiliares, que fazem acontecer uma jornada de aprendizagem produtiva e ajudam na formação da sociedade.
A comemoração que celebra a importância dos profissionais da educação, teve início no ano de 2014. A data foi determinada através da LEI 13.054/14 visa dar destaque para a atuação de todo conjunto de profissionais que tanto se dedicam na função nobre que é transmitir conhecimentos, educar. Ter um dia para celebrar a atuação destes profissionais que fazem acontecer o processo educacional é uma iniciativa para destacar a importância dos mesmos, e prestar o devido reconhecimento para estes que atuam na educação básica, uma etapa tão importante para a formação integral, cognitiva e cidadã dos educandos, pois auxilia na formação de uma base sólida para o futuro das demais profissões.
Geralmente apenas os professores são lembrados por terem um dia dedicado à eles, 15 de outubro, mas os docentes não atuam sozinhos, para que tudo funcione bem em uma instituição de ensino, e os alunos possam estar em sala de aula, sentados aprendendo, é preciso a dedicação e esforço de muitos outros profissionais, que unidos por um único objetivo, desenvolvem o planejamento pedagógico, ações didáticas, cuidam dos documentos, notas, e tudo mais que envolve a rotina das escolas. Por isso a importância do dia 06 de agosto, para valorizar a atuação de todos aqueles que fazem parte do processo educacional no país.
terça-feira, 5 de agosto de 2025
Dia Nacional da Saúde
No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
Oswaldo Cruz foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Além de ter fundado em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.
Graduou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892, apresentando a tese de doutoramento “A vehiculação microbiana pelas águas”. Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico.
Seu interesse pela microbiologia levou-o a montar um pequeno laboratório no porão de sua casa. Contudo, a morte de seu pai, no mesmo ano de sua formatura, impediu o aprofundamento de seus estudos por um tempo. Dois anos depois, a convite de Egydio Salles Guerra, que se tornaria seu amigo e biógrafo, trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, onde era responsável pela montagem e a chefia do laboratório de análises clínicas. Em 1897 Oswaldo Cruz viajou para Paris, onde permaneceu por dois anos estudando microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia.
Dois anos depois, o jovem bacteriologista assumiu a direção do Instituto e trabalhou para ampliar suas atividades para além da fabricação de soro antipestoso, incluindo a pesquisa básica aplicada e a formação de recursos humanos. No ano seguinte, chegou ao comando da Diretoria-Geral de Saúde Pública (DGSP).
Oswaldo Cruz teve que empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças da então capital federal: febre amarela, peste bubônica e varíola. Para isso, adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores – mosquitos e ratos –, e a desinfecção das moradias em áreas de focos. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, deflagrou campanhas de saneamento e, em poucos meses, a incidência de peste bubônica diminuiu com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.
Ao combater a febre amarela, na mesma época, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos e da população acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes. No entanto, Oswaldo Cruz acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, para eliminar focos de insetos. Sua atuação provocou violenta reação popular.
Em 1904, com o recrudescimento dos surtos de varíola, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população. Os jornais lançaram uma campanha contra a medida. O congresso protestou e foi organizada a Liga contra a vacinação obrigatória. No dia 13 de novembro, estourou a rebelião popular e, no dia 14, a Escola Militar da Praia Vermelha se levantou. O Governo derrotou a rebelião, que durou uma semana, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina. Mesmo assim, em 1907, a febre amarela estava erradicada do Rio de Janeiro. Em 1908, em uma nova epidemia de varíola, a própria população procurou os postos de vacinação.
A luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando Oswaldo Cruz recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país.
Com insuficiência renal, morreu em 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos.
O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967. As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultra processados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
Agosto Dourado
Assim, o mês de agosto passou a ser conhecido como Agosto Dourado (relacionado ao padrão ouro de qualidade conferido ao aleitamento materno) e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
A amamentação é um processo natural e essencial para o desenvolvimento saudável do recém-nascido e da criança. É um ato que envolve a alimentação e o vínculo entre mãe e filho e, durante séculos, foi a única fonte de nutrição para os bebês, o que desempenhou um papel fundamental na sobrevivência e no desenvolvimento infantil. Com o avanço da ciência, compreende-se cada vez mais os benefícios da amamentação, tanto para a saúde imediata do bebê, quanto para seu desenvolvimento a longo prazo.
O leito materno é, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência e a recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.
São diversos os benefícios da amamentação para o bebê e também para a mãe e estes serão demostrados a seguir:
Benefícios para o bebê:
Nutrição ideal: O leite materno é o alimento mais completo e balanceado para um recém-nascido. Ele fornece todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável, incluindo proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.
Proteção imunológica: O leite materno contém uma variedade de componentes imunológicos que ajudam a proteger o bebê contra doenças respiratórias e gastrointestinais, diminuindo, assim, o risco de doenças e hospitalizações.
Prevenção de doenças crônicas: A amamentação está associada a um menor risco de desenvolvimento de várias doenças crônicas na vida adulta, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. Os benefícios da amamentação podem ser atribuídos a fatores nutricionais e imunológicos presentes no leite materno.
Desenvolvimento cognitivo: Estudos mostram uma associação entre a amamentação e o desenvolvimento cognitivo. O leite materno contém uma série de proteínas, que são essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso central, o que pode ter efeitos positivos na inteligência, memória e habilidades de aprendizado da criança.
Benefícios para a mãe:
Recuperação pós-parto: A amamentação estimula a liberação de ocitocina, um hormônio que ajuda o útero a retornar ao seu tamanho normal mais rapidamente após o parto. Além disso, a amamentação pode auxiliar na perda de peso, pois requer um alto gasto de energia extra da mãe para a produção do leite.
Redução do risco de doenças: Estudos demostram que mulheres que amamentam têm um menor risco de desenvolver câncer de mama e ovário. A amamentação também está associada a um menor risco de osteoporose e doenças cardiovasculares.
Vínculo mãe- bebê: A amamentação fortalece o vínculo emocional entre a mãe e o bebê. O contato pele a pele, o olhar e a interação durante a amamentação promovem a liberação de hormônios como a ocitocina e a prolactina, que levam ao bem-estar emocional da mãe.
A amamentação desempenha um papel fundamental na saúde e no desenvolvimento infantil. Seus benefícios nutricionais, imunológicos, cognitivos e emocionais são inquestionáveis. É fundamental incentivar políticas de incentivo à amamentação, garantindo que as mães tenham o apoio necessário para amamentar seus filhos exclusivamente nos primeiros seis meses de vida e continuar a amamentação até os dois anos de idade ou mais, complementada com alimentos adequados. Os profissionais de saúde também precisam desempenhar seu importante papel na promoção e no apoio à amamentação, fornecendo as informações e orientações necessárias às mães, de modo a tornar a amamentação um ato de prazer e bem-estar para o binômio mãe- filho.