segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"V Jornada Nacional e I Internacional em Análise do Discurso na Ciência da Informação",

O campo da Análise de Discurso (AD) de linha francesa vem sendo construído há cerca de trinta (30) anos no Brasil. Dentre os cursos atuais que desenvolvem pesquisas na área da AD de linha francesa nesse país, encontram-se, também, os que integram a Ciência da Informação (CI): Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Os estudos sobre a análise, modos de organização e circulação dos acervos textuais, sejam eles “sensitivos, táteis” e/ou digitais, compõem um dos focos de atenção dessa Ciência, uma vez que os textos são a “matéria prima” para a existência dos arquivos históricos, bibliotecas e museus, derivando disso a necessidade de estudos advindos do campo das linguagens. Nosso propósito, há anos, pauta-se em pesquisas da AD aplicadas a CI.
         Diante disso, e nos moldes das edições anteriores, é que estamos propondo a "V Jornada Nacional e I Internacional em Análise do Discurso na Ciência da Informação", que terá como tema central: “Leitores de Imagens”.
        
         Imagem. Elas existem desde que existimos. Como a lente de um caleidoscópio, nosso olhar, neste evento, recortou a história das suas produções:
         Imagem. Que fascínio é esse que ela exerce sobre quem as vê, mesmo que tenha sido apresentada num tempo e espaço remoto?
        Imagem. Que brilho advém das ilustrações, coloridas ou em preto e branco, impressas nas páginas literárias, gerando também imagens mentais em quem as vê ou as lê?
         Imagem. Similitude entre foto e escrita na mídia impressa?
         Imagem. Fixa. Closes fotográficos do real, inspirada nas pictografias?
       Imagem. Movimento. Dinâmica da modernidade fílmica: câmera, luz, som, montagem, roteiro, fotografia, documentário, ficção, drama. Ação. O que mais, e mais?
         Imagem. Digital. Virtual. Interativa. Microcósmica. Macrocósmica. Fluida. Manipulada. Ela estava aqui... deixou rastros?
         Imagem. Como apreendê-las? Como fazê-las circular?
         Imagem. Lugar de encontros entre sujeitos: produtores e analistas do discurso.
        
       Diante disso buscamos compreender alguns dos processos analíticos que envolvem a produção, circulação e recepção de textos imagéticos na sociedade, já que esses têm sido objeto de interesse de pesquisadores, professores e alunos. O evento ora proposto, portanto, objetiva promover um encontro entre estudiosos, profissionais e alunos de diferentes instituições brasileiras e internacionais que pesquisam e/ou atuam com a análise e divulgação de textos imagéticos, fundamentando-se em bases teórico-metodológicas da Análise do Discurso de linha francesa, buscando mobilizar dispositivos analíticos aplicados em imagens.
         Nosso propósito maior é convidar a todos os interessados pela Análise do Discurso de linha francesa, para conversarmos sobre a análise de Imagens: de um tempo ido na memória, mas também da literária, midiática,  fotográfica, pictórica, fílmica, digital, buscando trocar experiências de como lê-las, analisá-las e fazê-las circular. Maiores informação pelo site do eventohttp://www.jornadaadci.ufscar.br/index.html

Sejam bem vindos!
Profa. Dra. Nádea Regina Gaspar (UFSCar)
Profa. Dra. Lucilia Maria de Sousa Romão (USP/RP)
(Presidentes da Comissão Organizadora

Nenhum comentário: