O caminho da Enfermagem Obstétrica é cheio de obstáculos. Nos deparamos com modelos de assistência lamentáveis que é difícil crer que ainda existam. Acabamos por ver e ouvir coisas que acreditamos que ninguém pudesse fazer ou dizer.
Mas, cada Enfermeira Obstétrica, do seu jeito, sempre tenta em meio a essas dificuldades, mexer algum parafuso para mudar.
Parabéns a todos os enfermeiros obstetras pelo seu dia, comemorado em 12 de abril, e por sua importância na prática diária quer intra-hospitalar ou além dela.
No dia 12 de abril de 1931, nasceu em Maranguape-CE Chico Anysio. Por isso hoje é o Dia do Humorista. Parabéns a todos que trabalham com a arte do Riso!
Você já sofreu por causa da Psicofobia? Muitas pessoas não conhecem este termo que tantos sofrem diariamente. A Psicofobia é o preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. E infelizmente, isso ainda é muito comum.Até algum tempo atrás, as doenças mentais eram tratadas em instituições psiquiátricas conhecidas como manicômios. Quem ia para estes locais eram chamados de loucos, doidos da cabeça.
Mas, felizmente a ciência evoluiu e novos tratamentos surgiram e cada vez mais eficazes. Isso tem feito com que os pacientes tenham melhor prognóstico e qualidade de vida.
Dessa forma, é preciso procurar o tratamento o quanto antes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de esquizofrenia não tratada no mundo é de 32%; no Brasil a taxa é de 58%. É importante que se busque o psiquiatra, pois é ele quem cuida das doenças dos humores, dos afetos, das emoções.
As medicações psicotrópicas como os antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor são medicações seguras que existem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Algumas podem melhorar funções cognitivas e até evitar o declínio cognitivo que as próprias patologias psiquiátricas podem causar na sua evolução.
Assim, foi criado o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, dia 12 de abril.
Com as informações claras, diagnóstico preciso e tratamento adequado, pode-se mudar a realidade da saúde mental no Brasil, diminuirmos o preconceito às doenças psiquiátricas, aos doentes, às suas famílias, às instituições que os tratam, aos medicamentos psicotrópicos e aos profissionais de saúde mental.
12 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Voo Espacial, data declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2011, como homenagem ao primeiro voo espacial tripulado realizado em 12 de abril de 1961, pelo cosmonauta soviético, Yuri Gagarin.
Gagarin foi escolhido pela sua habilidade como piloto e excelente desempenho nos treinamentos. Além disso, seus requisitos físicos, 1,58 metro de altura e 69 kg, foram considerados adequados para a missão.
O foguete utilizado para a primeira viagem espacial tripulada foi o Vostok-1 (uma evolução do Semiorka, utilizado para enviar os primeiros satélites e sondas em órbita), e permaneceu 108 minutos na órbita da Terra. “Orbitando a Terra na nave espacial, eu vi o quão lindo o nosso planeta era”, disse Gagarin sobre a experiência.
O primeiro cosmonauta teve uma carreira e vida simples. Filho de camponeses, nasceu em uma fazenda coletiva e foi metalúrgico antes de se tornar piloto. Foi ao espaço aos 27 anos e morreu sete anos depois, ao fazer um voo de requalificação em um MIG-15, avião de caça desenvolvido para a União Soviética, que caiu 13 minutos após a decolagem.
Os 108 minutos que Yuri Gagarin permaneceu em órbita abriram enormes oportunidades para o progresso científico e tecnológico no mundo.
Cerca de três meses após a viagem espacial, Yuri Gagarin esteve no Brasil. Durante sua estada, que durou duas semanas, ele visitou as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Na época o Brasil não mantinha relações diplomáticas com a União Soviética (URSS), mas a calorosa recepção dos brasileiros ao cosmonauta russo nas três cidades contribuiu para o reestabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, em dezembro do de 1961.
De acordo com relatos da imprensa, uma multidão lotou as ruas em frente ao hotel em que Gagarin estava hospedado em São Paulo, e depois o estádio Ibirapuera onde o astronauta foi saudado pelo então presidente do Instituto de Aeronáutica, Flávio Pereira. Na ocasião, o prefeito da cidade, Prestes Maia, condecorou Gagarin com o diploma e a medalha “Pioneiro do cosmos”.
Ainda em visita a Brasília, o cosmonauta foi recebido pelo presidente do Brasil na época, Jânio Quadros, que o condecorou com a ordem da Força Aérea Brasileira pelos méritos na esfera de navegação aérea.

Eles são os primeiros a ouvir o coração do embrião ainda em formação, são eles que dão a notícia do sexo do bebê, são capazes de descobrir alguma anomalia no feto ou na gestante.
Eles e elas são os médicos obstetras S2.
Hoje 12 de abril é comemorado o dia do médico obstetra, aquele que trata da saúde da mãe e do bebê durante a gestação e que auxilia no momento do nascimento. Profissionais dessa área médica lidam diariamente com diversas situações que envolvem não somente o lado físico da paciente e do bebê, mas também os aspectos emocionais.
Ademais, necessitam estar sempre em alerta já que o momento da chegada de um bebê, em alguns casos é totalmente imprevisível. É sem dúvidas uma profissão muito árdua, porém recompensadora.




Nenhum comentário:
Postar um comentário