terça-feira, 20 de junho de 2023

Comemora-se no dia 20 de junho

Sobre o Dia Mundial dos Refugiados – A data é designada pelas Nações Unidas para homenagear a resiliência, os saberes e a determinação das pessoas refugiadas em todo o mundo que contribuem de diversas formas para as sociedades que as acolhem. Trata-se de uma ocasião para promover a empatia e um maior entendimento sobre a situação das pessoas refugiadas, reconhecendo seus esforços para reconstruir suas vidas com dignidade. A data foi celebrada pela primeira vez em 2021, quando se comemorou o 50º aniversário da Convenção da ONU de 1951 sobre pessoas refugiadas. A data já era observada como Dia do Refugiado Africano, que foi transformada em um dia mundial pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2020.

Dia 20 de junho é o Dia Nacional do Teste da Linguinha. Nesta data, em 2014, a Presidência da República sancionou a Lei Federal nº 13.002, instituindo a obrigatoriedade da realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em bebês nascidos em todos os hospitais e maternidades do país, ação pioneira em políticas públicas para prevenção à anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”.

Em 2019, portanto, a obrigatoriedade da avaliação nos hospitais e maternidades publicas ou privadas brasileiras completa cinco anos.

O Dia Nacional do Vigilante é celebrado hoje, dia 20 de junho. O Sintrasp parabeniza todos os Servidores da categoria pelos valorosos serviços prestados ao município, protegendo os locais onde atuam em sua jornada de trabalho diariamente. O dia 20 foi escolhido pois, em 1983, neste mesmo dia, foi aprovada a lei que regulamente a profissão. Nada mais justo!

DETALHES - De acordo com Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV), existem no Brasil cerca de 1.8 milhões de profissionais na categoria, gerando movimentação de cerca de R$ 15 bilhões por ano. A maior conquista para os companheiros até hoje foi a aprovação do adicional de periculosidade de 30%, aprovado pela Lei 12.740/2012.
Parabéns, advogadas e advogados trabalhistas! Em 20 de junho é celebrado o Dia Nacional da Advocacia Trabalhista.
O Movimento da Advocacia Trabalhista Independente parabeniza todas e todos os profissionais que lutam incansavelmente pelo Direito do Trabalho. Nossa missão é lutar por uma sociedade justa, pelo respeito ao Direito do Trabalho e, sobretudo, pela democracia.

O Dia do Revendedor é comemorado em 20 de junho no Brasil. 

O revendedor, chamado também de representante comercial, é o profissional responsável por representar uma determinada empresa, porém sem manter qualquer vínculo empregatício com a mesma. Eles podem trabalhar para diferentes empresas. 

Esta atividade já é desempenhada desde o começo do século XX por milhares de indivíduos. Em 10 de março de 1966 foi instalado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (CONFERE), que é a entidade responsável pela fiscalização e normatização dos conselhos regionais no Brasil.


 

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Dia mundial do Orgulho Autista


 No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. A data foi celebrada inicialmente no ano de 2005, pela organização americana, Aspies for Freedom. No Brasil, especificamente em Brasília, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com autismo, aderiu ao movimento, e desde então a data tem se tornado mais popular no país a cada ano.

O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”. Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, é a essência da comemoração.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos.

terça-feira, 13 de junho de 2023




 

Dia de Santo Antonio


 Hoje, 13 de junho, é "Dia de Santo Antônio", comemorado anualmente na data da sua morte.

Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por ser a véspera da sua festa.
De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.
VIVA SANTO ANTÔNIO!

segunda-feira, 12 de junho de 2023

comemora-se no dia 12 de junho

O dia 12 de junho - Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT no ano de 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o dia nacional de combate ao trabalho infantil pela lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo FNPETI em parceria com os fóruns estaduais de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador e suas entidades membros.


 

Dia dos namorados


 "No Brasil, há muitas décadas, em todo 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados."

"No ano de 1949, João Dória, empresário do ramo de publicidade, elaborou um programa comercial que estaria relacionado com a comemoração do dia dos namorados no Brasil. O dia escolhido por Dória, no entanto, foi o 12 de junho, um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. Desde então, a data do dia 12 de junho segue sendo a data do dia dos namorados no Brasil."

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Feriado Corpus Christi


 

Afinal, o que significa o Corpus Christi?

O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.

Igreja Católica considera sua comemoração como uma das festas mais importantes da religião, por realizar uma homenagem à Eucaristia, ou seja, ao ritual no qual os fiéis recebem durante a missa, a chamada hóstia (uma rodela fina feita de pão ázimo), entregue pelo padre como parte do corpo de Jesus.

Como surgiu o feriado de Corpus Christi?

A celebração desta data pela Igreja Católica teve início no século 13, após chegar ao conhecimento do Papa Urbano IV o relato da freira belga, Juliana de Mont Cornillon. Ela afirmava ter visões e sonhos indicadores de sinais de que a Igreja precisava criar uma forma de comemorar apropriadamente o sacramento da eucaristia.

Papa Urbano IV também soube da história do sacerdote Pedro de Praga, que presenciou uma hóstia jorrando sangue durante uma cerimônia eucarística em Bolsena, na Itália. Após isso, a comemoração foi aos poucos se popularizando entre os países adeptos ao catolicismo até chegar ao Brasil, influenciado pelos portugueses, no século 16.

Quais as religiões que comemoram o dia de Corpus Christi?

Embora seja mais amplamente comemorado na Igreja Católica, algumas outras denominações cristãs também podem celebrar essa festividade. Além disso, em alguns países, o Corpus Christi pode ser um feriado nacional, independentemente da afiliação religiosa das pessoas.

É importante ressaltar que a celebração do Corpus Christi pode variar de acordo com as tradições e práticas específicas de cada igreja ou comunidade religiosa.

Em qual dia é comemorado o feriado de Corpus Christi?

A data de celebração de Corpus Christi muda de ano para ano, pois é realizada sempre 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

Esta é, inclusive, uma das “regras” da celebração. O Corpus Christi tem que ser, obrigatoriamente, em uma quinta-feira. Isso por carregar a simbologia de que a Última Ceia aconteceu neste mesmo dia da semana, quando Jesus, antes de morrer, disse aos seus discípulos que o pão representa seu corpo e o vinho seu sangue.

Comemora-se no dia 07 de Junho


O Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil é comemorado no dia 7 de Junho. Essa liberdade é relacionada ao direito que qualquer profissional de mídia tem de fazer com que as informações circulem livremente, pois esse é um pressuposto acima de tudo da democracia, regime político que norteia o nosso país nos días atuais. A censura, contrária a liberdade de imprensa, é comumaosgovernos que funcionam como ditaduras, limitando as posibilidades da mídiaemprol de seuspróprios intereses.

Essa data deve ser comemorada pelos profissionais que atuam na área, mas também por cidadãos, que são os maiores beneficiados da livre circulação de informação. O trabalho árduo da imprensa mesmo em momentos nem tão favoráveis à liberdade é o que possibilidade que tenhamos o nosso direito de escolha e o nosso libre arbitrio preservado, ainda que o estado de calamidade esteja ao redor, como no caso de coberturas de guerra.

Nesse dia devemos lembrar, acima de tudo, que os profissionais de comunicação não têm só o direito, mas sobretudo o dever de manter nós, cidadãos, sempre informados. Ainda assim, é importante lembrar que a liberdade de um começa quando a do outro termina, então a liberdade da imprensa deve existir com ética, sem desrespeitar o espaço e direitos alheios.

Não se deve nunca, por exemplo, divulgar uma informação sem antes apura-la precisamente, porque qualquer repercussão pode fugir do nosso controle, seja ela negativa ou positiva. A afirmação falsa sempre é muito mais forte do que qualquer direito de resposta que possa haver.

Hoje (7 de junho) foi realizada uma homenagem ao Dia do Blogueiro. A data foi instituída pela Lei nº 15.822/2016 e tem como objetivo homenagear estes profissionais que são tão importantes para a democratização da informação, principalmente no Interior do Estado.

Através dos blogueiros, notícias e serviços são compartilhados de forma mais rápida e é sob a perspectiva de novos olhares, de forma totalmente gratuita e segmentada para a sua região.


 Do campo à mesa do consumidor, os alimentos percorrem um grande caminho e contam com o trabalho de vários profissionais responsáveis não apenas pela qualidade e sabor, mas também pela sanidade destes produtos. Neste domingo 7 de junho, a Organização das Nações Unidas comemora o Dia Mundial da Segurança de Alimentos e o CRMV-RN aproveita a oportunidade para destacar os importantes papéis dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas na produção e segurança dos alimentos de origem animal. 

“É direito de todo cidadão consumir alimentos seguros e saudáveis, ou seja, que sejam nutritivos e seguros, que não venham causar intoxicação alimentar, por exemplo”. A fala é do médico-veterinário dr. José Arimateia da Silva, vice-presidente do Regional e presidente da Comissão de Tecnologia e Segurança Alimentar da autarquia. 

terça-feira, 6 de junho de 2023

Comemora-se no dia 06 de junho

odos aqueles que se interessam pela educação e a divulgação da cultura, têm muitos motivos para festejar esta data. Ela é dedicada ao padroeiro dos professores e da educação, São Marcelino Champagnat.

Nascido nos arredores de Lyon, durante a Revolução Francesa (20/5/1789), Marcelino Champagnat cresceu em meio a um ambiente de total degradação da situação do ensino e interessou-se, desde cedo, por criar condições que diminuissem a penosa condição de ignorância e abandono, que se alastrara especialmente entre os mais jovens.

Com pensamentos que iam além das ideias educacionais de seu tempo, Champagnat elaborou e aperfeiçoou um sistema de valores educativos, implantando as mais efetivas abordagens pedagógicas de sua época.

Fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, em 1817, Champagnat deu início a um estilo de educação, hoje difundido em 77 países.

Em 18 de abril de 1999, o Papa João Paulo II canonizou São Marcelino Champagnat, reconhecido como Santo da Igreja Católica.
Ele é considerado o “Santo da Escola” e um grande precursor dos modernos métodos pedagógicos, que excluem todo tipo de castigo na educação.

Por todo o mundo, as escolas maristas organizam festas para celebrar o dia do seu padroeiro, com exposições, palestras, competições de trabalhos de arte, pinturas e desenhos, premiando estudantes do curso fundamental e secundário.

Ainda hoje, comemoramos as melhorias promovidas por São Marcelino Champagnat na pedagogia do século XIX. Atitudes como a reformulação do método da leitura, o cuidado com a caligrafia, introdução do canto e do solfejo, melhoras no ensino da matemática, do desenho, da gramática e o desenvolvimento da educação física e do esporte.

Neste Dia Nacional do Teste do Pezinho, 06 de junho, a Secretaria de Saúde reforça a importância dos pais e responsáveis levarem o recém-nascido até o 5º dia de vida para fazer o exame, considerado um dos mais importantes para identificação de doenças nos bebês.
O teste do pezinho pode diagnosticar precocemente 6 doenças: Hipotireoidismo congênito, Fenilcetonúria, Doença falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose cística, Deficiência de biotinidase e Hiperplasia adrenal congênita.
O teste é gratuito na rede pública de saúde e obrigatório para todos os recém-nascidos. A identificação precoce e início do tratamento das doenças pode salvar a vida do seu filho.

 No dia 6 de junho é comemorado o Dia da Logística. A data é uma referência ao dia em que ocorreu possivelmente o maior movimento logístico já conhecido na história que foi o desembarque das forças aliadas na Europa, ao término da II Guerra Mundial, imortalizado como o “Dia D”.

Desde os tempos bíblicos, no entanto, os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos.

Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários um planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Dia mundial do Meio Ambiente


 O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho, e é uma data importante para avaliarmos nossa postura, com relação aos nossos recursos naturais.

Atualmente nosso planeta tem sofrido graves agressões, como desmatamento e poluição, e essa data é o momento oportuno para avaliarmos o nosso impacto.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Comemora-se no dia 02 de Junho

omemorado em 2 de junho, o Dia do Pneumologista é uma boa oportunidade para informar-se e reforçar os cuidados com a saúde, principalmente porque, neste período do ano, principalmente nas regiões onde há grandes variações de temperaturas, as doenças respiratórias passam a ser mais comuns.


O dia 2 de junho é reconhecido internacionalmente como o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares. A data, oficializada pela Academy for Eating Disorders, tem como objetivo promover ações mundiais para conscientizar, sensibilizar e informar a população sobre os problemas relacionados aos distúrbios alimentares. 


 O Dia Internacional da Prostituta comemora o 2 de junho de 1975, quando cerca de cem mulheres ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França. Elas protestavam contra a repressão que sofriam. Além das multas, durante o mês de maio deste ano, cerca de 70 prostitutas já haviam sido presas de maneira arbitrária. Antes, elas haviam tentado entrar em contato com a prefeitura, enviando uma carta com suas reivindicações. Sem sucesso, as prostitutas decidem então realizar a ocupação. No dia seguinte, hasteiam uma bandeira no topo da igreja com os dizeres “Nossos filhos não desejam que suas mães sejam presas”.

Fotos da linha do tempo
O Dia Internacional da Prostituta comemora o 2 de junho de 1975, quando cerca de cem mulheres ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França. Elas protestavam contra a repressão que sofriam. Além das multas, durante o mês de maio deste ano, cerca de 70 prostitutas já haviam sido presas de maneira arbitrária. Antes, elas haviam tentado entrar em contato com a prefeitura, enviando uma carta com suas reivindicações. Sem sucesso, as prostitutas decidem então realizar a ocupação. No dia seguinte, hasteiam uma bandeira no topo da igreja com os dizeres “Nossos filhos não desejam que suas mães sejam presas”.
A ocupação dura ainda nove dias até sua violenta expulsão pela polícia. Mas, durante todo esse tempo, toda a imprensa se voltou para a ocupação e o movimento se espalhou pela França. A partir de então, se multiplicaram no país a ocupação de igrejas e prédios públicos por prostitutas em protesto contra a repressão.
As prostitutas de Lyon entraram para a história e inauguraram o movimento organizado das prostitutas no mundo. A data da ocupação da igreja em 2 de junho tornou-se o Dia internacional das Prostitutas, em memória dessa história.
(na foto: Grisélidis Réal durante as manifestações de 1975 na França. Ela foi uma das prostitutas fundadoras do movimento pelos direitos das prostitutas. imagem do “Fonds Grisélidis Réal”) — com Grisélidis Réal.
Fonte: DasLutas

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Comemora-se no dia 01 de Junho


No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.

Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho, oficializado pela Lei nº 9.831/99, porque foi à data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.

O poder de influência da imprensa é tão grande que muitos lhe chamam de "Quarto Poder" em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo.


 1º de Junho – Dia mundial do Leite: nutricionistas alertam para os perigos da falta de cálcio na dieta dos brasileiros.No dia que o mundo comemora o “Dia do Leite” (1 de Junho), os brasileiros têm um consumo de cálcio abaixo do recomendado.Nutricionistas afirmam que a dieta dos brasileiros deixa a desejar com relação ao consumo diário de cálcio. Estudos diversos apontam para uma deficiência assustadora na ingestão de cálcio, potencializada pelo não cumprimento das recomendações sobre lácteos do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006 pelo Ministério da Saúde.

Mês de Junho Vermelho e laranja


O mês de Junho é dedicado as campanhas Junho Vermelho e Laranja. O Junho Vermelho é dedicado a campanha de conscientização da doação de sangue. O mês tem referência ao dia 14 de junho em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos.
Junho Laranja é dedicado a campanha de conscientização e combate à anemia e leucemia que são doenças que afetam o sangue. A anemia causa fraqueza, cansaço, fadiga, dificuldade para concentração, queda de cabelo, falta de ar, sonolência e perversão do apetite . A doença pode ser desenvolvida por diversos fatores: falta de nutrientes como ferro, vitamina B12, ácido fólico, além da destruição das hemácias por algum evento autoimune, hemorragias agudas ou mesmo pela falha de produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.