O Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil é comemorado no dia 7 de Junho. Essa liberdade é relacionada ao direito que qualquer profissional de mídia tem de fazer com que as informações circulem livremente, pois esse é um pressuposto acima de tudo da democracia, regime político que norteia o nosso país nos días atuais. A censura, contrária a liberdade de imprensa, é comumaosgovernos que funcionam como ditaduras, limitando as posibilidades da mídiaemprol de seuspróprios intereses.
Essa data deve ser comemorada pelos profissionais que atuam na área, mas também por cidadãos, que são os maiores beneficiados da livre circulação de informação. O trabalho árduo da imprensa mesmo em momentos nem tão favoráveis à liberdade é o que possibilidade que tenhamos o nosso direito de escolha e o nosso libre arbitrio preservado, ainda que o estado de calamidade esteja ao redor, como no caso de coberturas de guerra.
Nesse dia devemos lembrar, acima de tudo, que os profissionais de comunicação não têm só o direito, mas sobretudo o dever de manter nós, cidadãos, sempre informados. Ainda assim, é importante lembrar que a liberdade de um começa quando a do outro termina, então a liberdade da imprensa deve existir com ética, sem desrespeitar o espaço e direitos alheios.
Não se deve nunca, por exemplo, divulgar uma informação sem antes apura-la precisamente, porque qualquer repercussão pode fugir do nosso controle, seja ela negativa ou positiva. A afirmação falsa sempre é muito mais forte do que qualquer direito de resposta que possa haver.
Hoje (7 de junho) foi realizada uma homenagem ao Dia do Blogueiro. A data foi instituída pela Lei nº 15.822/2016 e tem como objetivo homenagear estes profissionais que são tão importantes para a democratização da informação, principalmente no Interior do Estado.Através dos blogueiros, notícias e serviços são compartilhados de forma mais rápida e é sob a perspectiva de novos olhares, de forma totalmente gratuita e segmentada para a sua região.
Do campo à mesa do consumidor, os alimentos percorrem um grande caminho e contam com o trabalho de vários profissionais responsáveis não apenas pela qualidade e sabor, mas também pela sanidade destes produtos. Neste domingo 7 de junho, a Organização das Nações Unidas comemora o Dia Mundial da Segurança de Alimentos e o CRMV-RN aproveita a oportunidade para destacar os importantes papéis dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas na produção e segurança dos alimentos de origem animal.
“É direito de todo cidadão consumir alimentos seguros e saudáveis, ou seja, que sejam nutritivos e seguros, que não venham causar intoxicação alimentar, por exemplo”. A fala é do médico-veterinário dr. José Arimateia da Silva, vice-presidente do Regional e presidente da Comissão de Tecnologia e Segurança Alimentar da autarquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário