quinta-feira, 28 de março de 2024

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

 No dia 31 de março se comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável para uma nutrição adequada.

E que tal aproveitar a ocasião para prestar um pouco mais de atenção na sua refeição de todo dia? Sua alimentação é balanceada o suficiente para uma nutrição saudável?


Um primeiro e bom teste é observar se o seu prato é monocromático ou colorido. Se você costuma comer alimentos de apenas uma cor, esse já é um sinal de que é preciso diversificar o seu prato.


Você sabia que, quanto mais colorido o prato, maior a variedade de nutrientes consumidos na refeição? Um prato cheio de cores representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais.



A variedade de cores deixa a refeição naturalmente mais atraente, ajudando a abrir o apetite e a vontade de experimentar novos sabores, texturas e aromas. E essa é uma boa tática especialmente para crianças!


Comer bem, com qualidade e equilíbrio, é uma maneira muito simples de usar a nutrição a seu favor. Siga essas dicas e viva melhor!


• Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões.

• Evite processados e ultra processados, dando preferência aos alimentos na sua forma natural.

• Limite o consumo de alimentos ricos em calorias e gordurosos.

• Reduza o sal e o açúcar.

• Coma em horários regulares e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições.

Páscoa

 Páscoa é uma das principais tradições do cristianismo, relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.




Páscoa é uma celebração da tradição do cristianismo e relembra-nos os últimos atos da vida de Jesus Cristo. Essa festa surgiu sob influência de uma celebração judaica, chamada Pessach, que acontece, aproximadamente, no mesmo período. A Páscoa ocorre como lembrança da prisãocrucificaçãomorte e ressurreição de Jesus Cristo.

É a celebração mais importante do calendário religioso do cristianismo e é um período aguardado com muita expectativa pelos fiéis. A data da Páscoa é móvel, e seus critérios de definição foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C.

Quando começou a comemoração da Páscoa?

A Páscoa cristã é um evento religioso que surgiu com base na ressignificação de uma festa realizada pelos judeus na Antiguidade (e celebrada até hoje). Trata-se da Pessach, celebração judaica que significa “passagem” e é vulgarmente conhecida como “páscoa judaica”. Essa festa acontece em obediência a uma ordem de Javé e relembra aos judeus a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

Na narrativa bíblica (“Exôdo”, capítulo 12), a Páscoa foi instituída como uma ordem de Javé antes da passagem do anjo da morte pelo Egito. Essa foi a décima praga egípsia, e, após a passagem do anjo da morte e da morte dos primogênitos naquele lugar, os hebreus foram libertos da escravidão. Essa tradição consolidou-se entre os judeus e existe até hoje.

Com o surgimento do cristianismo, os fiéis adeptos dessa religião deram novo sentido à celebração em homenagem ao sacrifício de Jesus. Assim, os judeus celebram a libertação da escravidão do Egito, e os cristãos, a crucificação e ressurreição de Jesus, eventos chamados pelos últimos como Paixão de Cristo.



Qual o significado da Páscoa?

A Páscoa é a celebração religiosa mais importante do cristianismo, pois trata de um feito muito importante na crença cristã: a ressurreição de Jesus Cristo. A ressurreição é entendida como uma manifestação da divindade de Jesus, uma vez que só ele, enquanto Filho de Deus, pôde realizar tal feito.

Além disso, os cristãos acreditam que esse acontecimento consolidou o propósito de Deus de salvar os humanos. Para redimi-los dos seus pecados, Ele enviou seu próprio filho para que pudesse sacrificar-se no lugar da humanidade. Isso porque, na concepção cristã, aquele que peca, peca contra Deus, e a consequência de seu pecado é a morte. Assim, para redimir o erro dos homens, era necessário que alguém sofresse, e esse alguém foi Jesus de Nazaré.

Outra concepção importante do cristianismo é a crença de que os homens serão ressuscitados durante o retorno de Jesus à Terra. Isso pode ser percebido na fala de Paulo, o apóstolo: “Porém, cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim” (I Coríntios 15: 23-24).

Sábado de Aleluia - Dia de Vigília e Espera

 O Sábado de Aleluia é um dia de alegria para a Igreja Católica. É o último dia da Semana Santa e antecede a Páscoa, a maior festa do calendário cristão. É um dia de espera, de preparação e de renovação da fé na ressurreição de Jesus Cristo.



Durante o Sábado de Aleluia, a igreja não celebra missas, mas realiza a bênção do fogo novo e a bênção da água batismal. A bênção do fogo novo é um ritual que simboliza a luz de Cristo que ilumina as trevas do mundo. É a partir desse fogo que se acende o Círio Pascal, que representa Jesus Cristo, a luz do mundo, ressuscitado da morte.

A bênção da água batismal é um momento de renovação das promessas batismais, um momento em que se recorda que a água é um sinal de vida nova, de purificação e de renovação da fé. É a partir dessa água que são batizados os catecúmenos, aqueles que se preparam para receber o sacramento do batismo.

Além disso, o Sábado de Aleluia é um dia de preparação para a celebração da Páscoa. É um momento de recolhimento, de oração e de reflexão sobre o significado da ressurreição de Jesus Cristo na nossa vida. É um dia para lembrar que a morte não é o fim, mas sim o começo de uma nova vida em Cristo.

Por isso, é comum que nesse dia sejam realizadas vigílias de oração, em que os fiéis permanecem em silêncio diante do Círio Pascal, refletindo sobre o mistério da ressurreição de Jesus Cristo. É um momento de espera confiante, de esperança e de renovação da fé.

O Sábado de Aleluia é também um dia de alegria e de celebração, pois marca o fim do tempo de luto e de dor da Semana Santa e o começo da Páscoa, a festa da vida nova em Cristo. É um dia para se alegrar pela vitória de Jesus Cristo sobre a morte e para se comprometer com a construção de um mundo mais justo e mais fraterno, guiados pela luz do Evangelho.

Assim, o Sábado de Aleluia é um dia de espera, de preparação e de renovação da fé na ressurreição de Jesus Cristo. É um dia para se unir à comunidade cristã na celebração da Páscoa e para se comprometer com a construção de um mundo mais justo e mais fraterno, inspirados pelo exemplo de amor e de sacrifício que Jesus Cristo nos deixou.

Sexta-feira Santa

  A Sexta-Feira Santa é uma data importante na tradição cristã, pois é considerada o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. Acontece dois dias antes do Domingo de Páscoa.




"Sexta-Feira Santa é um dia de grande importância para o cristianismo, pois é considerado, na tradição cristã, o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. A Sexta-Feira antecede em dois dias o Domingo da Páscoa, além de ser parte também da Semana Santa, que presta homenagem aos últimos dias de Jesus e sua ressurreição.

Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo é realizada. Muitas pessoas decidem abster-se do consumo de carne vermelha."

sexta-feira, 22 de março de 2024

Dia Nacional do Estudante

  Este dia foi promulgado pela Assembleia da República Portuguesa a 8 de maio de 1987. O Decreto n.º 77/IV consagra a data, tendo como objetivos "o estímulo à participação dos estudantes na vida escolar e da sociedade" e a "cooperação e convivência entre os estudantes". O mesmo Decreto destaca, ainda, como metas "a democratização e o desenvolvimento do ensino", bem como "a ligação dos estudantes com a comunidade".

O Dia Nacional do Estudante, para além de um dia comemorativo, é também um dia de homenagem em que são relembrados os obstáculos e as dificuldades que os estudantes enfrentaram, aquando da crise académica vivida em Portugal, na década de 60. É uma oportunidade para que os estudantes reflitam sobre a sua importância na sociedade e sobre o papel que desempenham na construção de um futuro melhor.

 Parabéns a todos os estudantes e que este Dia Nacional do Estudante seja uma data para recordarem que o esforço e a dedicação são fundamentais para o sucesso, e que seja marcado pela aprendizagem e pela motivação que a educação oferece para alcançarem os vossos sonhos.

Parabéns a todos os estudantes!




A data pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as. O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos. A data lembra ainda que o estudante é um pilar da sociedade.

Domingo de Ramos

 Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas, esse mesmo povo tinha se enganado com tipo de Messias que Cristo era. Pensava que, fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.


Os ramos lembram nosso batismo

Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa é desvalorizada e espezinhada. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

O sentido da Procissão de Ramos

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente e nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim, na eternidade; aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai.

Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus, Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-O, crucifica-O”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

Entrada “solene” de Jesus em Jerusalém

A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora vira as costas a Ele e muitos pedem a Sua morte. Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Quanta falsidade há nas atitudes de certas pessoas! Quantas lições nos deixam esse Domingo de Ramos!

O Mestre nos ensina, com fatos e exemplos, que o Reino d’Ele, de fato, não é deste mundo. Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível: o pecado. E para isso é preciso imolar-se, aceitar a Paixão, passar pela morte para destruir a morte; perder a vida para ganhá-la. A muitos o Senhor Jesus decepcionou; pensavam que Ele fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de Davi e Salomão em Israel; mas Ele vem montado em um jumentinho frágil e pobre.

Muitos pensam: “Que Messias é esse? Que libertador é esse? É um farsante! É um enganador que merece a Cruz por nos ter iludido”. Talvez Judas tenha sido o grande decepcionado. O Domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja e, consequentemente, a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei Sagrada de Deus, que hoje é calcada aos pés até mesmo por muitos cristãos que preferem viver um Cristianismo “light”, adaptado aos seus gostos e interesses, e segundo as suas conveniências. Impera, como disse Bento XVI, “a ditadura do relativismo”.

O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciarmos a nós mesmos, morrermos na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo.

quinta-feira, 21 de março de 2024

Dia Internacional de Síndrome de Down

  Dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional de Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.


A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.

“Não deixe ninguém para trás”

Todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades de viver vidas plenas, incluídas em condições igualitárias com os outros, em todos os aspectos da sociedade.


quarta-feira, 20 de março de 2024

Hoje é dia? Dia Mundial da Saúde Bucal; Dia do Cuidador de Idosos; Dia Internacional da Felicidade e Dia Mundial da Carne

 Dia Mundial da Saúde Bucal.

Para cuidados com a saúde bucal precisamos ressaltar que educação do paciente é fundamental na prevenção de diversas doenças. Por isso, o uso correto da escova de dente, fio dental diariamente e antissépticos, devem fazer parte da rotina de higiene oral. Da mesma forma que uma boa alimentação.



O trabalho que o Cuidador de Idoso ou de quaisquer outras pessoas dependentes realiza não é apenas um dos maiores gestos de amor, mas também de justiça. Afinal, temos doenças incuráveis, porém não há ser humano “intratável”.

Os cuidadores não só devem cuidar do outro e de si mesmos (como ressalto em sala de aula); o grande desafio deles é a capacidade de ouvir o que ninguém ouve. É sentir a dor do outro e permitir que sintam as suas dores também.


No dia 20 de Março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade.

UM POUCO DE HISTÓRIA 

A busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano” segundo a ONU , Organização das Nações Unidas, que oficializou esta data em junho de 2012.

A partir desta data a  ONU reconheceu : A relevância da felicidade e do bem-estar como objetivos e aspirações universais na vida dos seres humanos em todo o mundo e a importância de seu reconhecimento nos objetivos de políticas públicas.

  • A necessidade de uma abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada do crescimento econômico que promova o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a felicidade e o bem-estar de todos os povos.

A ideia originou em  Butão, que desde 1972 que mede a felicidade da sua população da mesma maneira como mede o Produto Interno Bruto (PIB) . O FIB, o índice da felicidade. Assim, decidiu propor uma data especial para lembrar aos países que cidadãos felizes são tão importantes quanto cidadãos produtivos.

Os 10 pilares da Felicidade, segundo Butão: Educação para a inclusão social, Preservação e promoção dos valores culturais, Resiliência ecológica, Boa governança, Vitalidade comunitária, Saúde, Desenvolvimento sustentável, Diminuição da jornada de trabalho, Esporte, Igualdade entre gêneros e liberdade de pensamento.

O Dia Mundial Sem Carne, 20 de março, surgiu em 1985 nos Estados Unidos com ONG FARM e já é uma data consagrada no calendário do movimento vegano. No mundo inteiro, grupos fazem ações de conscientização sobre os impactos que o consumo de carne traz e os diversos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes e grãos.

Seja pelo planeta, animais ou saúde, as pessoas estão buscando cada vez mais reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Por isso, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira - fez uma ação conjunta com mais de 20 empresas, entre marcas de produtos e restaurantes, em todo o Brasil com o intuito de incentivar o maior número de pessoas a deixar a carne e derivados fora do prato e dar uma chance à comida vegana. Como estímulo, os restaurantes participantes oferecerão descontos entre 10% e 20% para todos os clientes. 

É comprovado que uma alimentação baseada em vegetais pode trazer benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol e ajudar na preservação de diabetes, obesidade, câncer e doenças cardíacas. Além disso, priorizar alimentos de origem vegetal preserva fontes de recursos como a água e evita o desmatamento. 







Dia da Agricultura

   Hoje, dia 20 de março, é comemorado o dia mundial da agricultura. É inegável que desde os primórdios da humanidade a agricultura se fez presente, foi através da agricultura que começaram a se estabelecer na terra, a partir disso e do desenvolvimento da agricultura muitas cidades começaram a se erguer e foram desenvolvidas diversas técnicas agrícolas, hoje em dia os maiores responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico da agricultura são os engenheiros agrícolas e agrônomos. 

Através dessa atividades tão especial realizada por diversos agricultores que temos nossa comida presente na nossa mesa todos os dias.
Nesse dia especial gostaríamos de parabenizar todos  que nos alimentam com frutos do trabalho na agricultura.


sexta-feira, 15 de março de 2024

Dia da Escola

  Hoje é o dia da escola e é com muito orgulho que comemoramos esse dia na melhor estrutura educacional da região.

Celebrar e reconhecer o papel que a escola desempenha no desenvolvimento de todos os indivíduos é crucial para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“A Escola sozinha não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazer a transformação, da sociedade, do mundo, de si mesmos...”(Paulo Freire)🗓📚😍



terça-feira, 12 de março de 2024

Dia do Bibliotecário

 Hoje é um dia muito especial, pois celebramos o Dia da Bibliotecária. É um dia dedicado a homenagear e agradecer a todas as profissionais que se dedicam a tornar o conhecimento acessível a todos.



sexta-feira, 8 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher

 No Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar o papel fundamental que as mulheres desempenham em nossas vidas e em nossas comunidades. É um momento para celebrar as conquistas alcançadas, mas também para refletir sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados.

Nós homenageamos todas as mulheres que lutaram por seus direitos e por uma sociedade mais justa e igualitária. As mulheres quebraram barreiras e abriram portas para que outras pudessem seguir seus passos. Hoje, as mulheres estão presentes em todos os setores da sociedade, provando que não há limites para o que elas podem alcançar.
No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para alcançar a igualdade de gênero plena e garantir que todas as mulheres tenham as mesmas oportunidades e direitos que os homens. Vamos continuar lutando por um mundo em que as mulheres sejam valorizadas, respeitadas e livres para serem quem quiserem ser.
Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia, e obrigado por inspirar e mudar o mundo todos os dias. Parabéns 👏👏👏👏🌹


terça-feira, 5 de março de 2024

Carta Magna de Pernambuco

 Hoje, dia 06 de março, celebra-se o feriado da Carta Magna de Pernambuco. Uma homenagem à Revolução Pernambucana de 1817, quando Pernambuco tornou-se uma república independente da coroa portuguesa.



segunda-feira, 4 de março de 2024

Dia Mundial de Prevenção à Obesidade

  Hoje, Dia Mundial de Prevenção à Obesidade, alerta para o autocuidado e a prevenção dessa doença crônica, que é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Para se ter uma ideia de sua gravidade hoje, no Brasil, mais de 50% da população sofre de obesidade e precisa de tratamento como qualquer outra doença.

A boa notícia é que é possível adotar hábitos saudáveis como prevenção e combate ao sobrepeso, através de atividade física regular, a realização de exames periódicos e ter uma alimentação adequada.
Chegou a hora de cuidar de você! Procure ajuda e o acompanhamento de profissionais da saúde. Viva com saúde e com mais qualidade de vida.


sexta-feira, 1 de março de 2024

Março amarelo e lilás: campanha alerta sobre cuidados com a saúde da mulher.

 Março Amarelo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil. A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo.
Março Lilás
Câncer de útero, segundo dados oficiais, é a terceira doença mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás do câncer de mama e de colorretal.
Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha Março Lilás tem como intuito conscientizar a população sobre a prevenção e no enfretamento do câncer de colo do útero, que ocupa a quarta causa de morte de mulheres.