Dia Mundial da Saúde Bucal.
Para cuidados com a saúde bucal precisamos ressaltar que educação do paciente é fundamental na prevenção de diversas doenças. Por isso, o uso correto da escova de dente, fio dental diariamente e antissépticos, devem fazer parte da rotina de higiene oral. Da mesma forma que uma boa alimentação.
O trabalho que o Cuidador de Idoso ou de quaisquer outras pessoas dependentes realiza não é apenas um dos maiores gestos de amor, mas também de justiça. Afinal, temos doenças incuráveis, porém não há ser humano “intratável”.
Os cuidadores não só devem cuidar do outro e de si mesmos (como ressalto em sala de aula); o grande desafio deles é a capacidade de ouvir o que ninguém ouve. É sentir a dor do outro e permitir que sintam as suas dores também.
No dia 20 de Março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade.
UM POUCO DE HISTÓRIA
“A busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano” segundo a ONU , Organização das Nações Unidas, que oficializou esta data em junho de 2012.
A partir desta data a ONU reconheceu : A relevância da felicidade e do bem-estar como objetivos e aspirações universais na vida dos seres humanos em todo o mundo e a importância de seu reconhecimento nos objetivos de políticas públicas.
- A necessidade de uma abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada do crescimento econômico que promova o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a felicidade e o bem-estar de todos os povos.
A ideia originou em Butão, que desde 1972 que mede a felicidade da sua população da mesma maneira como mede o Produto Interno Bruto (PIB) . O FIB, o índice da felicidade. Assim, decidiu propor uma data especial para lembrar aos países que cidadãos felizes são tão importantes quanto cidadãos produtivos.
Os 10 pilares da Felicidade, segundo Butão: Educação para a inclusão social, Preservação e promoção dos valores culturais, Resiliência ecológica, Boa governança, Vitalidade comunitária, Saúde, Desenvolvimento sustentável, Diminuição da jornada de trabalho, Esporte, Igualdade entre gêneros e liberdade de pensamento.
O Dia Mundial Sem Carne, 20 de março, surgiu em 1985 nos Estados Unidos com ONG FARM e já é uma data consagrada no calendário do movimento vegano. No mundo inteiro, grupos fazem ações de conscientização sobre os impactos que o consumo de carne traz e os diversos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes e grãos.
Seja pelo planeta, animais ou saúde, as pessoas estão buscando cada vez mais reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Por isso, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira - fez uma ação conjunta com mais de 20 empresas, entre marcas de produtos e restaurantes, em todo o Brasil com o intuito de incentivar o maior número de pessoas a deixar a carne e derivados fora do prato e dar uma chance à comida vegana. Como estímulo, os restaurantes participantes oferecerão descontos entre 10% e 20% para todos os clientes.
É comprovado que uma alimentação baseada em vegetais pode trazer benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol e ajudar na preservação de diabetes, obesidade, câncer e doenças cardíacas. Além disso, priorizar alimentos de origem vegetal preserva fontes de recursos como a água e evita o desmatamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário