sexta-feira, 21 de junho de 2024

Comemora-se no dia 21 de Junho

No dia 21 de junho, é celebrado internacionalmente o Dia Internacional da Educação Não Sexista. Instituído em 1991 pela Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe (Repem)*, a data ainda não tem uma cobertura adequada dos meios de comunicação de massa e sua divulgação só começou a ganhar destaque nos últimos anos.

Uma Educação Não Sexista se propõe a empreender ações que primem pela igualdade concreta entre os gêneros e orienta-se pelo que dispõe a Resolução 34/180 da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), de 18 de dezembro de 1979, a qual pugna a favor das “mesmas condições de orientação profissional, de acesso aos estudos e de obtenção de diplomas nos estabelecimentos de ensino de todas as categorias”. A Resolução propõe também a “eliminação de qualquer concepção estereotipada dos papéis masculino e feminino em todos os níveis”.

A discussão sobre o enfrentamento ao sexismo contribui para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva, vez que, ao discriminar pessoas em razão de sexo, gênero e/ou orientação sexual, acaba por se limitar a participação delas nas engrenagens da sociedade.

É importante termos como parâmetro a necessidade de implantação de novas ideias e valores que não reforcem ou mesmo naturalizem a concepção de um mundo masculino superior ao feminino; de ideias e valores que não limitem a capacidade e autonomia feminina mas que, ao contrário, estabeleçam uma situação de igualdade de condições e de oportunidades para ambos os sexos, respeitando as diferenças de cada gênero.

Nas salas de aula, para se contrapor à Educação Sexista devemos:

  • evitar divisões de grupos por sexo;
  • fazer leituras críticas dos livros didáticos a partir das perspectivas de gênero;
  • analisar a realidade da sociedade brasileira e a importância da mulher nessa sociedade;
  • e acabar com os estereótipos que enclausuram homens e mulheres em mundos divididos por rígidos padrões de comportamento.

* Criada em 1982, a Repem conta com 172 organizações filiadas, de 19 países latino-americanos, que realizam atividades na perspectiva de justiça nas relações de gênero e de empoderamento das mulheres. A Coordenação Executiva da Rede tem sede em Montevidéu, no Uruguai. No Brasil, seu trabalho está vinculado ao da Rede Mulher de Educação (RME), ONG feminista fundada em 1981 pela educadora e socióloga Moema Viezzer.



 O Dia do Intelectual é celebrado anualmente em 21 de junho.

Esta data é uma homenagem a todas as pessoas que se dedicam ao ato de criação, imaginação, pensamento e reflexão sobre os mais diversos temas recorrentes da vida e do universo.

Normalmente, os intelectuais são indivíduos com um elevado senso crítico, mas não significa que são gênios, por exemplo. O intelectual é aquele que consegue refletir a partir de diferentes prismas.O principal objetivo desta data é focar a atenção na importância da formação de profissionais e cidadãos intelectualizados, ou seja, com a criticidade necessária para questionar e debater temas inerentes à vida em sociedade, por exemplo.

No dia 21 de junho ainda se comemora o Dia do Mídia, uma data que celebra todos os profissionais ligados à comunicação.

Aliás, para poder transmitir conteúdos de qualidade e atuarem como legítimos “formadores de opinião”, os profissionais que trabalham com a mídia devem exercer o pensamento crítico e verdadeiramente intelectualizado.


Em 21 de junho é lembrado o Dia Nacional de Controle da Asma, uma das principais doenças crônicas que acomete as vias respiratórias e o pulmão. O dia marca a luta das pessoas que sofrem com a doença e visa a conscientizar a população a respeito dos seus sintomas e modos de prevenção. A data também coincide com a chegada do inverno, período em que os sintomas se agravam por conta da baixa temperatura e maior permanência em ambientes fechados.

Os principais sintomas apresentados são falta de ar, tosse constante, chiado ao respirar, desconforto torácico, ansiedade e eventualmente infecção na garganta.

Existem diversos fatores ambientais e genéticos que podem gerar ou agravar a asma. Entre os genéticos, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade. Em relação aos aspectos ambientais estão a exposição à poeira, ao mofo, aos ácaros e fungos, às variações climáticas, produtos químicos, alguns medicamentos, stress e infecções virais.

O asmático tem tosse frequente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro; chiado, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer juntos ou ocorrer isoladamente. Além disso, a existência de tosse crônica ou a falta de ar ao praticar exercícios físicos podem ser sintomas de asma. O diagnóstico é feito com base nas informações que o paciente fornece ao médico e na análise clínica dos sintomas.

O Dia Internacional da Música nasceu de uma manifestação musical realizada na França, no dia 21 de junho de 1982, que ficou conhecida como Fête de la Musique. Desde então, a ideia do evento, fomentado pelo Ministério da Cultura francês, cresceu e se espalhou, sendo celebrado hoje, em mais de 460 cidades de 110 países, incluindo Alemanha, Austrália, Itália, Egito, Síria, Marrocos, Colômbia, Chile, Nepal, Japão, entre outros.

Fête de la Musique tem o objetivo de promover a música de duas maneiras. Uma delas estimula, com o slogan 'faites de la musique' (fazer música), músicos amadores e profissionais a realizem shows nas ruas. A outra diz respeito à organização de concertos gratuitos, fazendo com que o público tenha acesso a todos os gêneros de música.

Apesar das diversas manifestações culturais em prol da música, quais são atualmente as bandeiras levantadas pelos músicos no Brasil? Respondendo a esta pergunta, o contrabaixista José Dias, primeiro secretário da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) de Minas Gerais, destaca que a luta hoje é por maior transparência no que diz respeito à distribuição dos direitos autorais.  José destaca ainda que algumas conquistas já foram conseguidas, como a importação de instrumentos musicais para uso pessoal por músicos que tenham registro na OMB. “Além desta vitória, estamos lutando pela regulamentação do couvert artístico em bares e restaurantes, evitando que haja distorções nos contratos relacionados a este tipo de trabalho. Temos direitos como qualquer outro trabalhador”, ressalta o contrabaixista.


No dia 21 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Aperto de mão, cumprimento usado como expressão de sentimento ou para consolidar um acordo entre pessoas. "O aperto de mão é um dos cumprimentos mais antigos da história da humanidade. O primeiro registro de seu surgimento foi encontrado nos hieróglifos egípcios. Os povos do Egito Antigo acreditavam que o faraó adquiria seu poder quando as divindades estendiam as mãos para ele.

Em uma época em que praticamente todos os homens carregavam alguma arma, o aperto de mão representava um sinal de paz.  Eles estendiam as mãos para mostrar que não estavam armados, por isso esse cumprimento nasceu como um hábito tipicamente masculino.

Atualmente, o aperto de mão é considerado um gesto de cumprimento ou saudação usado como expressão de sentimento de amizade, afinidade e confiança entre as pessoas. Ele pode ser usado, também, como consolidação de um acordo formal ou informal."




Nenhum comentário: