08 de maio é o dia para relembrar ao mundo sobre a Cruz Vermelha. Mas, você sabe o que significa esse nome? Muitos podem associar ao comunismo (por causa da cor vermelha) e coisas do tipo, porém veremos a seguir que não tem correlação. Esse dia foi escolhido para lembrarmos o aniversário do nascimento de Henry Dunant, em 1828, o fundador do Movimento. Ele documentou o terrível sofrimento na Batalha de Solferino, em 1859, na Itália.
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tem como foco prevenir e aliviar o sofrimento humano durante guerras e emergências como epidemias, inundações e terremotos. Hoje, segundo a própria organização 1 em cada 524 pessoas no mundo, oferece serviços voluntários através seja voluntária da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho.O Movimento não é uma organização que age sozinha. Suas ações são também ratificadas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e pelas 189 Sociedades Nacionais. Cada uma dessas partes tem sua identidade e seu papel legal, mas estão todas unidas por sete Princípios Fundamentais, sendo eles: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.08 de maio é o Dia Nacional da luta contra a endometriose, essa ação tem o intuito de mobilizar a população e conscientizar principalmente as mulheres acerca da importância de reconhecer os sintomas e buscar tratamento. A oficialização da data está em tramitação nas devidas comissões federais, sob o projeto de lei nº PL 6.215/13, mas já mostra um grande passo na luta contra a endometriose.
Para compreender melhor a doença e o papel do fisioterapeuta nos sintomas associados, conversamos com as fisioterapeutas especialistas em Saúde da mulher; Beatriz Frate, Lorrane Peixoto e Patrícia Coutinho, membros da equipe da Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.
O que é endometriose?
É uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina. Podendo afetar diversos órgãos pélvicos como: no peritônio, tubas uterinas, ovários, ligamentos, intestinos e bexiga, resultando em uma reação inflamatória crônica.
Quais os principais sintomas?
Dor pélvica, infertilidade, cólicas menstruais intensas, dispareunia (dor na relação sexual), fadiga crônica, depressão, ansiedade, incontinência urinária, dor ao urinar ou evacuar, incontinência fecal, dor lombar dentre outros. Vale lembrar que além dos sintomas físicos, podem ocorrer sintomas emocionais.
Qual a prevalência da endometriose na população brasileira?
De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, a endometriose afeta hoje, cerca de seis milhões de brasileiras, ou seja, de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos), sendo que 30% tem chances de se tornarem estéreis. Apesar da baixa prevalência (2% a 4%) as mulheres no pós-menopausa também podem ser afetadas.
Como é feito o diagnóstico?
Segundo consenso da European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE), o padrão-ouro para diagnóstico de endometriose é a laparoscopia com inspeção direta da cavidade e visualização dos implantes, não necessitando de biópsia para confirmação histopatológica. O exame físico pouco auxilia.
Quais as opções de tratamento existentes?
O tratamento da endometriose varia, dependendo da queixa da paciente, gravidade dos sintomas, idade, extensão e localização da doença. Os tratamentos mais utilizados são: medicamentoso, cirúrgico ou ambos. A eficácia dos tratamento é mensurada pela melhora dos sintomas. O Ministério da Saúde, sob portaria nº 879, de 12 de Julho de 2016 aprovou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a endometriose.
Qual o papel da Fisioterapia no tratamento da endometriose?
A fisioterapia atua na melhora das dores e de alterações na função do sistema urinário e intestinal. Diversos recursos podem ser utilizados no tratamento fisioterapêutico, tais como, cinesioterapia funcional, terapias manuais, eletroestimulação, treinamento dos músculos do assoalho pélvico, além da dissolução de pontos gatilhos que podem estar presentes na região pélvica e adjacentes.
Em 8 de maio de 1945 chegava ao fim o terrível período de seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a derrota dos nazistas que dominavam grande parte do continente europeu na época.Hoje é dia daquele que elabora planos, cria, inova, agrega valor, domina tendências e conhece tudo de comportamento do consumidor!
Números, estratégias métricas e principalmente Kotler não faltam no dia a dia do profissional de marketing que está sempre buscando o melhor dos nossos clientes e acabamos esquecendo de nós mesmos.
o Dia Nacional do Turismo. A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil.
Hoje, 8 de maio, é o Dia do Artista Plástico. A data foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais importantes – século XIX. Nasceu em Itu (SP), no dia 8 de maio 1850. Aos 19 anos entrou para a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Lê Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos do Imperador dom Pedro II e seguiu para Paris, onde participou da exposição arte mais badalada da época, o Salon Offíciel dês Artistes Français.
O pintor produziu cerca de 300 obras, e entre seus quadros mais famosos estão Violeiro, Picando Fumo e Caipiras Negociando, que retratam o dia-a-dia do homem do campo. Almeida Júnior morreu assassinado dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba (SP). Em 1950, 8 de maio foi oficializado como Dia do Artista Plástico Brasileiro.
Admiro gente inventiva e esses profissionais são verdadeiras usinas de criatividade. Portanto, parabéns aos pintores, escultores ou qualquer um que consegue manipular e produzir arte por meio materiais que revelem uma concepção estética ou poética.