O dia do gastroenterologista é comemorado no mesmo dia das ações mundiais de prevenção e alerta à saúde digestiva. O objetivo da data é esclarecer a população público geral sobre algum tópico da gastroenterologia, promovendo o aumento de diagnósticos e tratamentos. Em 2019 o tema do Dia mundial da Saúde Digestiva é o diagnóstico precoce e tratamento do câncer gastrointestinal.
Segundo o Dr. Thales Nobre, gastroenterologista, 4 dos 7 principais tipos de câncer mais comuns são do sistema digestivo, por isso é tão importante aumentar a conscientização da população sobre a doença.
O câncer gastrointestinal pode acometer o esôfago, o estômago, o intestino delgado, a vesícula biliar, o fígado, o pâncreas, o cólon e reto. Embora os sintomas sejam geralmente tardios, eles podem ser bem variáveis dependendo do órgão afetado. Por isso é importante procurar um médico mesmo ao apresentar sintomas gastrointestinais comuns, como diarreia ou constipação, flatulências, vômitos, náuseas, desconfortos ao evacuar etc.
“Modificar ou evitar os principais fatores de risco, detecção precoce, através dos exames diagnósticos e tratamento, podem reduzir o número de mortes causadas pelo câncer gastrointestinal e outros tipos de câncer”, destaca o Dr. Thales.
No dia 29 de maio, Dia Internacional dos Peacekeeps (os “capacetes azuis”) da ONU, gostaríamos de lembrar o longo histórico de contribuição do Brasil para a paz mundial. No início de 1947, enviamos, pela primeira vez, três observadores militares para os Balcãs, a serviço das Nações Unidas. Um ano mais tarde, nossa bandeira estaria novamente presente, monitorando o acordo de cessar-fogo árabe-israelense, naquela que se consagrou como a primeira missão de paz das Nações Unidas, motivando a escolha do dia 29 de maio como o Dia Internacional dos Peacekeepers.
Desde então, o Brasil já participou de 41 operações de paz e missões similares, superando o número de 46 mil civis, militares e policiais brasileiros, que se deslocaram para regiões devastadas pela guerra, onde ninguém mais estava disposto a ir, arriscando suas próprias vidas em prol da manutenção da paz internacional.
Anualmente, a 29 de maio, celebra-se, em todo o mundo, o dia da energia.
Esta data foi criada para motivar uma consciencialização civil e política sobre a importância da poupança de energia e incentivar o uso de energias renováveis.
A utilização de energias fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, intensificam a poluição no nosso planeta, prejudicando a vida de todos os seres do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário