sexta-feira, 5 de maio de 2023

Comemora-se no dia 05 de maio

O dia 05 de maio é conhecido por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, mas poucas pessoas realmente entendem o significado dessa data. 

De acordo com o CFF, o uso racional de medicamentos é um processo pelo qual os pacientes recebem medicamentos apropriados para suas necessidades clínicas, em doses adequadas às suas características individuais, pelo período de tempo adequado e ao menor custo possível, para si e para a sociedade. “De modo simples, significa fazer o uso do medicamento prescrito pelo médico, respeitando a dosagem, horários e a via de administração farmacêutica adequada”, pontua. 

O uso errado dos medicamentos pode reduzir a eficácia do produto, agravar possíveis efeitos adversos, havendo a possibilidade do usuário desenvolver outros problemas de saúde ou até mesmo morrer. “Por isso é tão importante que todo medicamento seja receitado por um profissional capacitado. Existem aqueles que só podem ser prescritos por médicos e outros que podem ser indicados por farmacêuticos, que são os isentos de prescrição. É importante que a população saiba que até o uso de um analgésico dever ser bem orientado”, informa. 

Entre os principais hábitos errados na hora de tomar o medicamento estão: Não seguir o tempo de tratamento prescrito; não obedecer aos horários corretos; tomar o medicamento com líquidos com sabor; misturar com álcool; retirar o conteúdo da cápsula; triturar ou fracionar o comprimido; engolir comprimidos sublinguais; tomar vários medicamentos ao mesmo tempo; tomar medicamentos vencidos; guardar os medicamentos em locais quentes e úmidos; e descartá-los em lixo comum. 

“Vou dar alguns exemplos. Existem cápsulas que são fabricadas para serem digeridas apenas no intestino. Se o paciente abre essa cápsula e ingere o seu conteúdo, a substância começa a ser absorvida ainda no estômago e isso não é o ideal. Também podemos citar o uso exagerado de medicamentos. Tem gente que toma seis comprimidos de dipirona em um só dia, quando o indicado é fazer o uso desse medicamento de seis em seis horas”, explica Augusto. 

Para evitar efeitos indesejados, o profissional orienta que o usuário tire suas dúvidas com o médico, leia a bula e converse com o farmacêutico. “Nunca faça o uso de medicamentos sem a segurança adequada. Pergunte sempre e se informe com as pessoas capacitadas para isso”, deixa como alerta.

O Dia Nacional das Comunicações 📞📡🗣️ ou Dia de Rondon, celebrado hoje, na verdade, é uma homenagem à data de nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Patrono das Comunicações no Brasil, nascido em 5 de maio de 1865.

Rondon foi responsável pela criação de linhas telegráficas que integravam regiões do centro-oeste e norte ao sudeste, estendendo mais de 2.000 quilômetros de fios de cobre pelo país para a comunicação via telégrafo.

Você já parou pra pensar em como a comunicação é extremamente relevante para as relações humanas?🤔 Impossível viver sem se comunicar, não é?

Comunicar é a arte de interpretar, de fazer sentido, estabelecer, manter e recuperar relacionamentos. Alguns historiadores ousam dizer que a profissão mais antiga do mundo é a do comunicador. Sem a comunicação a humanidade provavelmente já teria entrado em colapso.

A todo tempo, precisamos manter contato com outras pessoas. E, graças aos avanços tecnológicos, podemos nos comunicar com o mundo todo, de forma rápida e fácil.

sta data visa homenagear o indivíduo responsável por ser o “porta-voz do povo”, uma figura de grande importância no âmbito popular, pois ajuda a representar as preocupações e vontades da população perante os poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Para que o líder comunitário desenvolva o seu trabalho corretamente, este deve estar a par das necessidades reais da comunidade que representa, ouvindo a todos de modo igualitário e sem preconceitos. 

Origem do Dia Nacional do Líder Comunitário

Esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 11.287, de 27 de março de 2006, que decreta oficialmente o 5 de maio como Dia Nacional do Líder Comunitário.

Hoje, 05 de Maio é o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A higienização das mãos tem um papel fundamental da prevenção de doenças.

A higienização das mãos é uma medida básica para reduzir a multiplicação de germes causadores de doenças.A simples utilização de água e sabão pode reduzir os micróbios presentes nas mãos e, na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmissão de doenças. Este deve ser um procedimento realizado com freqüência por todos, mas, especialmente por profissionais de saúde e por profissionais manipuladores de alimentos. Nos locais com grandes concentrações de pessoas a higienização das mãos também deve ser freqüente, como por exemplo nas escolas e creches.


Em 5 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.

Na ocasião, governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.

A comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países.

O Dia Internacional coloca em evidência o fato de que o português é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.


 

Nenhum comentário: