“Com pequenos cuidados, você demonstra um grande amor!”
Santo Ambrósio de Sena nasceu na cidade de Siena, em 1220. Era filho de um contador. Por causa de sua deformação, sua mãe o deu a uma enfermeira para que fosse cuidado. A enfermeira dizia que Ambrósio só tinha paz quando estava na igreja dominicana, especialmente perto das relíquias dos santos.
A história conta que a enfermeira, um dia, cobriu seu rosto com um lenço, na Igreja. Mas, uma pessoa teria dito a ela: “não cubra o rosto do bebê. Um dia ele será o orgulho desta cidade”. Alguns dias depois, a criança conseguiu esticar os membros deformados e pronunciou “Jesus”. E suas deformidades foram curadas.
Ainda criança, era muito piedoso, e se levantava à noite para rezar e meditar. Aos quatro anos, ofereceram para ele escolher entre dois dos livros de seu pai. Ele escolheu o livro que falava sobre santos. Aos 7, já sabia recitar o Pequeno Oficio da Virgem. Caridoso, trabalhava com os pobres, doentes e abandonados. Quando disse que se juntaria aos frades, seus pais e amigos tentaram convencê-lo do contrário, mas Ambrósio foi para o mosteiro com 17 anos. Estudou em Paris, com São Tomas de Aquino e com São Alberto, o Magnus, e foi para Colonha com Alberto.
Santo Ambrósio tinha vontade de escrever, mas vendo a habilidade de Santo Tomás de Aquino, dedicou-se a pregar. Foi um dos maiores pregadores da época. Trabalhou em missões de paz e evangelizou grande parte da Alemanha, Itália e França. Era místico e visionário. Às vezes levitava quando pregava. Algumas vezes foi visto cercado de luzes e pássaros brilhantes. Faleceu em 1287 de causas naturais.
Santo Ambrósio foi beatificado em 1622 e, apesar de não ter sido formalmente canonizado, foi chamado de Santo Ambrósio de Siena, logo após sua morte. Seu túmulo se tornou um local de peregrinação e muitos milagres foram creditados à sua intercessão. Na arte litúrgica ele é representado cercado de luzes e pássaros ou com uma pomba ao seu ombro. Santo Ambrósio é o padroeiro da cidade de Siena, na Itália.
Oração de Santo Ambrósio de Sena:
Senhor, Jesus Cristo, por vossa grande providência e solicitude, que continuamente tendes para conosco, eu vos peço: interponhais vosso poder nesta vingança planejada. Que ela seja reservada a vós, a fim de que todos conheçam que a punição das ofensas não pertence a ninguém, senão a vós somente, e a fim de que as paixões não impeçam o conhecimento da vossa justiça. Que assim seja.
No dia 20 de março, data instituída pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para chamar a atenção da população sobre as implicações da Disfagia, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia chamam a atenção da sociedade para a atuação do fonoaudiólogo nessa especialidade.
Esta é uma oportunidade de orientar a população sobre os riscos à saúde nos vários ciclos da vida. Pelo segundo ano consecutivo as duas entidades somam forças para divulgar a data e promover esse campo de atuação fonoaudiológica.
O Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado para ressaltar a importância em se manter os devidos cuidados com a saúde da boca. Afinal, a boca integra uma rede de sistemas e um depende do outro, para manter o equilíbrio do organismo e, consequentemente, um corpo saudável. Confira nossas dicas:
- Escove os dentes após as refeições;
- Use fio dental diariamente;
- Escove a língua em todas as escovações;
- Visite seu dentista regularmente.
O Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado para ressaltar a importância em se manter os devidos cuidados com a saúde da boca. Afinal, a boca integra uma rede de sistemas e um depende do outro, para manter o equilíbrio do organismo e, consequentemente, um corpo saudável. Confira nossas dicas:
- Escove os dentes após as refeições;
- Use fio dental diariamente;
- Escove a língua em todas as escovações;
- Visite seu dentista regularmente.
Como é gostoso ouvir uma história bem legal e divertida, ainda mais quando a pessoa que está contando interpreta tão bem que parece que a história vira até realidade.
Quem faz isso pode ser chamado de Contador de Histórias, e dia 20 de Março comemoramos o dia dessa profissão tão importante para o desenvolvimento da criatividade.
A data passou a ser comemorada em 1991 na Suécia, com o objetivo de reunir os Contadores de todo o mundo e fazer um dia cheio de histórias e surpresas.
Não é de hoje que a prática de contar histórias existe, muito pelo contrário, podemos dizer que a evolução da humanidade está diretamente ligada a arte de contar histórias.
Mas não são só os profissionais que são Contadores de História, no dia a dia todo mundo pode ser um pouco, e podemos nos aprimorar, basta treinar bastante e gostar de viajar no mundo da leitura e da imaginação.

O Dia Mundial Sem Carne, 20 de março, surgiu em 1985 nos Estados Unidos com ONG FARM e já é uma data consagrada no calendário do movimento vegano. No mundo inteiro, grupos fazem ações de conscientização sobre os impactos que o consumo de carne traz e os diversos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes e grãos.
Seja pelo planeta, animais ou saúde, as pessoas estão buscando cada vez mais reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Por isso, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira - fez uma ação conjunta com mais de 20 empresas, entre marcas de produtos e restaurantes, em todo o Brasil com o intuito de incentivar o maior número de pessoas a deixar a carne e derivados fora do prato e dar uma chance à comida vegana. Como estímulo, os restaurantes participantes oferecerão descontos entre 10% e 20% para todos os clientes.
É comprovado que uma alimentação baseada em vegetais pode trazer benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol e ajudar na preservação de diabetes, obesidade, câncer e doenças cardíacas. Além disso, priorizar alimentos de origem vegetal preserva fontes de recursos como a água e evita o desmatamento.
Deixando de consumir alimentos de origem animal por 1 dia, você poupa:
- 24 mil metros quadrados de terras;
- 60 litros de água azul;
- 8 kg de grãos;
- 11 kg de CO2, que deixam de ser emitidos.
Além disso, há ainda um benefício importante em diminuir o consumo de carne: os animais. Afinal, a forma em que se dá a captura, reprodução, alimentação, sobrevida e morte de muitos animais é cruel.
Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário