O Dia 30 de Março é lembrado mundialmente como o Dia do Transtorno Bipolar. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do artista plástico holandês Vicent Van Gogh, postumamente diagnosticado como provável portador do transtorno bipolar, e foi criada com o objetivo de combater a desinformação e os preconceitos acerca deste distúrbio, assim como estimular a busca por tratamento.
O Monte Sinai está historicamente ligado ao cristianismo. Foi o lugar indicado por Deus para entregar a Moisés as tábuas gravadas com os Dez Mandamentos. É uma serra rochosa e árida que, não só pela sua geografia, mas também pelo significado histórico, foi escolhida pelos cristãos que procuravam a solidão da vida eremítica. Assim, já no século IV, depois das perseguições romanas, vários mosteiros rudimentares foram ali construídos por numerosos monges que se entregavam à vida de oração e contemplação. Esses mosteiros tornaram-se famosos pela hospitalidade para com os peregrinos e pelas bibliotecas que continham manuscritos preciosos. Foi neste ambiente que viveu e atuou o maior dos monges do Monte Sinai, João Clímaco. João nasceu na Síria, por volta do ano 579. De grande inteligência, formação literária e religiosa, ainda muito jovem, aos dezesseis anos, optou pelo deserto e viajou para o Monte Sinai, tornando-se discípulo num dos mais renomados mosteiros, do venerável ancião Raiuthi.
Dia Mundial da Juventude foi instituído no ano de 1985, enquanto se comemorava o ano internacional da juventude promovido pela Organização Mundial das Nações Unidas – ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário