sexta-feira, 24 de março de 2023

comemora-se no dia 26 de março


“O Dia do Livro Português foi criado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro e da língua portuguesa em todo o mundo e no saber da humanidade em geral.

Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.
Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto dez anos depois, a 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”.

O Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia, também conhecido como “Purple Day,  foi criado em 2008 por uma menina canadense, Cassidy Megan de 9 anos de idade, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia. Cassidy escolheu a cor roxa para representar a epilepsia devido à flor Lavanda, que, segundo ela, é frequentemente associada à solidão, sentimento de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem. Seu objetivo foi mostrar que as pessoas com epilepsia não estão sozinhas.

No Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, que abriga o Centro de Epilepsia, inaugurado em julho, já realizou mais de 1,3 mil atendimentos, entre exames, consultas e internações. O coordenador do Centro de Epilepsia, Eduardo Faveret, aproveitando a data especial, esclarece algumas das dúvidas mais comuns sobre a enfermidade:

A epilepsia é uma síndrome caracterizada pela alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, no qual um grupo de células cerebrais se comporta de maneira instável, provocando reações físicas conhecidas como crises epiléticas.

É ele o responsável por guiar a obra e seu andamento, realizando cálculos exatos e gerenciando as decisões para que tudo ocorra como planejado. A profissão exige atenção, dedicação e ética! Por isso, a Scopa parabeniza todos os construtores pelo seu dia! 

No dia 26 de março de 1991, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção, responsável pela instituição do Mercosul (Mercado Comum do Sul), um bloco econômico então formado por esses quatro países. Três anos depois, no Protocolo de Ouro Preto, foi estabelecido o estatuto jurídico do bloco, que passou a contar com uma estrutura internacional.

Em 1996, Bolívia e Chile tornaram-se membros associados, que se diferem dos membros efetivos pelo grau de integração no bloco e pela não adoção integral da Tarifa Externa Comum (TEC), característica que torna o Mercosul uma União Aduaneira. O mesmo caminho foi adotado pelo Peru em 2003 e pela Colômbia e Equador no ano seguinte. Em 2012, a Venezuela foi integrada ao bloco no caráter de membro efetivo depois de uma solicitação realizada em 2006. Também em 2012 o Equador iniciou o processo de integração, podendo tornar-se o sexto país-membro do bloco nos próximos anos.

Além de cinco membros efetivos e outros cinco países-membros associados, o Mercosul ainda conta com dois membros observadores: o México, desde o ano de 2006, e a Nova Zelândia, a partir de 2010. Esse último país vem se aproximando dos países da América do Sul com o objetivo da realização futura de uma eventual zona de livre comércio. Um membro observador é aquele que apenas participa das reuniões do bloco, no sentido de melhor acompanhar o andamento das discussões, mas sem poder de participação ou voto.



 

Dia internacional do Livro de Mórmon – 26 de Março

Muitos chamam os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Mórmons. A razão é que esse grupo tem uma escrita junta com a Bíblia. Essa escritura se chama O Livro de Mórmon.

O Livro de Mórmon é um registro de profetas que viveram no antigo continente Americano. Esses profetas escreveram sobre eventos históricos e experiências espirituais que ocorreram entre os anos 3100 AC e 421 DC.

O Livro de Mórmon contém profecias e testemunhos de Jesus Cristo como o Salvador do mundo. Nessa escritura, Cristo aparece às pessoas do Livro de Mórmon depois de sua crucifixão e ressurreição. Essas pessoas são as “outras ovelhas” de quem Cristo relatou aos apóstolos, em João 10:16.

A primeira cópia do Livro de Mórmon foi publicada em Inglês no dia 26 de março do 1830. Desde essa época, o Livro de Mórmon foi traduzido para 82 idiomas, e mais de 150 milhões de copias foram impressas. Os Mórmons acreditam que a Bíblia e o Livro de Mórmon se completam. Os dois testificam da missão de Jesus Cristo e do plano de Deus para a humanidade.

No dia 26 de março de 2016, queremos convidar a todos para comemorar o Dia Internacional do Livro de Mórmon (O Dia do Livro de Mórmon, #BoMDay). Aqui vocês podem achar memes onde milhões de Mórmons tem compartilhado coisas que aprenderam sobre o Livro de Mórmon.

Nenhum comentário: