Comemora-se no dia 28 de março o Dia do Revisor, profissional que lida com a edição de textos e que é preparado para corrigir desvios de sintaxe, ortografia, pontuação, enfim, o que deve ser ajustado aos padrões gramaticais.
Imagine como seria ler um livro ou um jornal com vários erros ortográficos ou sem qualquer tipo de regra gramatical observada. Certamente, não seria de fácil entendimento e comprometeria a qualidade da leitura e da informação transmitida.
Não existe uma formação específica ou padrão para a área. O revisor, geralmente, é formado em Letras ou Comunicação Social. Este profissional atua em diversas áreas, principalmente em redações de jornais, revistas, editoras de livros e em empresas de tradução.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o pioneiro da profissão de revisor foi o famoso escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis, ou, simplesmente, Machado de Assis, atuando na profissão antes mesmo de iniciar sua carreira de escritor e jornalista.
Além de toda a atenção e dedicação à leitura, os revisores devem ter como referência os manuais de redação e estilo, próprios de cada instituição ou veículo de comunicação. Seguindo a orientação dos manuais, o revisor garante que todo o material criado e divulgado pela instituição siga os mesmos padrões linguísticos.
Digladiar ou degladiar? Empecilho ou impecilho? Discrição ou discreção? Qual a palavra certa? Quem trabalha como revisor, com certeza, sabe qual está escrita de forma errada. Sua função é ler o texto a procura de incorreções, atuando como fiscal da língua e da linguagem. Deve corrigir erros de sintaxe, ortografia e pontuação, apontando o que deve ser ajustado aos padrões gramaticais. Também é responsável pela leitura do texto final impresso, comparando-o com seu respectivo original.
Sem curso superior específico, a função de revisor é normalmente desempenhada por quem é formado em Comunicação Social ou Letras, podendo trabalhar em uma redação de jornal ou revista, editoras de livros e em empresas de tradução.
Com o avanço tecnológico, a profissão de revisor tornou-se rara nos dias de hoje, podendo ser exercida por qualquer pessoa que tenha um revisor ortográfico instalado no computador.
Tecnologia a serviço do diagramador
Nenhum comentário:
Postar um comentário